José Avillez o “master chef” português, com mais de dez restaurantes em funcionamento, abre a sua Pitaria na mesma semana em que é agraciado com o Grand Prix de l’Art de la Cuisine, galardão atribuído pela francesa Academia Internacional da Gastronomia.

Na carta desta nova Pitaria vamos encontrar, obviamente, pitas, cozinha de tradição fundada no Médio Oriente, transposta para um conceito de street food e, aqui, como mote do novo projeto de Avillez. Para já, a ementa pensada e preparada numa colaboração entre o chefe e os funcionários do grupo, conta com sete opções.

José Avillez é o primeiro português a vencer o Grand Prix de L'Art de La Cuisine
José Avillez é o primeiro português a vencer o Grand Prix de L'Art de La Cuisine
Ver artigo

Isto numa casa comedida na dimensão, tem espaço para perto de 20 comensais, com ambiente eclético, descontraído, e música em batida provocadora.

De destacar na carta da Pitaria um clássico, a pita Kebab, com carne grelhada e cozinhada com especiarias, tomate, alface, pepino e uma maionese (7,00 euros); a Sujuk, com salsicha arménia, alface, tomate e cebola roxa (7,50 euros); a Shoarma de porco, com alface, tomate, coentros e picles de cebola (7,50 euros); a Arais, uma pita comprimida, com um interior de carne picada com especiarias, juntando chouriço, queijo, alface, picles, cebola roxa e coentros (7,50 euros).

Como acompanhamentos, podemos contar com batata-doce temperada com sal e raspa de limão (1,50 euros) ou batata frita com za’atar, mistura tostada de especiarias (1,50 euros).

Nas gulodices, a carta oferece a baklava, com natas frescas e flor de laranjeira (3,00 euros) ou Gelado de rosas com coco e pistáchio (3,00 euros).

pitaria
créditos: José Avillez

Nos bebíveis, Avillez elege os cocktails e as sangrias como acompanhamento primeiro para as suas novas pitas. Provamos a Pitarinha (caipirinha com quivi – 5,00 euros), a Pitaroska (vodka, beterraba e lúcia-lima – 5,00 euros).

O Grupo José Avillez é formado por vários restaurantes, cada um deles com um conceito singular, o Belcanto, distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela "The World's 50 Best Restaurants List"; o Beco - Cabaret Gourmet, o Mini Bar, o Bairro do Avillez, que integra vários conceitos, o Cantinho do Avillez em Lisboa e no Porto, o Café Lisboa, a Pizzaria Lisboa e os três conceitos no Gourmet Experience do El Corte Inglés Lisboa - Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel e a Pitaria.


Pitaria

Rua Nova da Trindade, 11 (Chiado), Lisboa

Horário: Domingo a Quinta-feira: 12h00-01h00, Sexta e sábado: 12h00 às 02h00

Tem serviço de take away.

pitaria
Pitaroska, Pitarinha e Pitajito, três cocktails da Pitaria. créditos: José Avillez

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.