Nem todas são transmissíveis mas obrigam a cuidados acrescidos e a preocupações suplementares. Conheça as principais patologias que integram a lista e quais os sinais mais preocupantes que devem merecer a sua atenção em caso de contágio.
Não pense só nas celebrações natalícias. No último mês do ano, os rigores do fim do outono e do início do inverno exigem que se arregace as mangas para proteger as culturas e efetuar as plantações e as sementeiras que esta época exige.
Tal como decoramos o interior de nossas casas para celebrar a festa natalícia, também devemos fazer o mesmo aos jardins, apostando em variedades botânicas típicas desta época. Saiba quais são as plantas em que mais deve investir nesta altura.
Sinta no seu jardim as cores mais sedutoras da estação através da folhagem e da frutificação de algumas das espécies arbustivas mais emblemáticas. Saiba quais são as que deve privilegiar e descubra quais os cuidados a ter quando os cultivar.
Há cada vez mais gente a recorrer a esta solução decorativa para pendurar em portas e paredes. Celebre esta quadra festiva com um estilo ecológico com uma solução estética feita de ramos naturais e uma estrela. O ideal é recolhê-los secos do chão.
Pandorea jasminoides é o nome científico de uma espécie de lenhosa da família das Bignoniaceae, hoje muito cultivada como planta ornamental em países como o nosso. Saiba quais são os cuidados a ter para garantir um desenvolvimento sadio.
As folhas desta variedade botânica contêm propriedades anti-inflamatórias e substâncias antibióticas ativas contra os estafilococos e o bacilo de coli, o que a torna num remédio que combate problemas respiratórios e gastro-intestinais.
Tem, no seu jardim, uma parede branca numa área com espaço suficiente para criar um canteiro de flores? Do que é que está à espera para o aproveitar? Veja o que pode fazer para converter essa zona num lugar mais aprazível e (muito) mais colorido.
Tem um gosto ligeiramente açucarado, combate a fadiga, oxigena o cérebro e reforça o sistema imunitário. Mas não se fica por aqui. Saiba por que deve incluir este ingrediente na sua alimentação nos meses de frio e de maior oscilação das temperaturas.
Pertencente à família das Apocynaceae, é nativa do sudoeste dos Estados Unidos da América, do México, da América Central e da América do Sul. Existem várias espécies desta variedade botânica. Muitas delas exibem flores tropicais e subtropicais.
Sabia que podia transformar este fruto tropical numa planta ornamental? É menos complicado do que aquilo que possa estar a pensar. Descubra as etapas que deve seguir para o conseguir. As dicas e as recomendações para o fazer convenientemente.
O frio, a chuva e as geadas dos últimos meses do ano ameaçam muitas das variedades botânicas que cultiva no seu jardim, no seu pomar e na sua horta. Saiba o que fazer nesta altura para ter árvores e arbustos mais cuidados.
Aprenda com quem mais sabia. Os conselhos de um dos mais prestigiados arquitetos paisagistas nacionais, falecido em 2020, para conseguir um espaço de fruição que respeite as normas de integração paisagística e que dote a sua vida de mais verde.
Mais do que apenas embelezar o lar, muitas das variedades botânicas disponíveis no mercado contribuem para uma purificação do meio ambiente interno, melhorando-o. Saiba quais são as que deve ter no interior para beneficiar a sua saúde.
Para além de controlar o tamanho de flores, árvores e arbustos, este processo, fundamental, favorece o desenvolvimento das espécies. Saiba qual é a melhor altura para o fazer e veja como deve proceder para conseguir os melhores resultados.
A falta de espaço pode, contudo, condicionar algumas opções. Se for o caso, exclua, à partida, as variedades botânicas de grande desenvolvimento, que podem vir a crescer demasiado, optando pelas que mais se adequam às limitações que possa ter.
A Salvia rosmarinus é uma herbácea lenhosa e perene, com folhas perfumadas em forma de agulha e flores brancas, rosa, roxas ou azuis. Esta planta é nativa da região mediterrânea e, até 2017, era conhecida como Rosmarinus officinalis.
Existem espécies e variedades botânicas que, pelas suas características, se adaptam mais facilmente a experiências de plantações caseiras do que outras. Saiba quais são e veja como pode usar esta atividade para ensinar e para entreter crianças em casa.
No penúltimo mês do ano, são muitas as intervenções a fazer. Devido à ameaça das primeiras geadas, é necessário proteger as plantas mais sensíveis do frio, para além de semear, plantar e dividir hortícolas, aromáticas e flores ornamentais.
Não desperdice os seus recursos. Nos momentos de manutenção geral, o seu bolso também pode ficar mais aliviado se optar pelas decisões certas. Saiba o que pode fazer para conseguir amealhar mais ou, em última análise, despender menos.
Anualmente, a partir do início de novembro e até ao final de março, as flores da Pyrostegia venusta são verdadeiras vedetas no Funchal e em toda a orla sul da ilha da Madeira. Já alguma vez viu alguma? Saiba o que as distingue e os cuidados que exigem.
Teresa Chambel, blogger, diretora da revista Jardins e arquiteta paisagista, autora de vários livros de jardinagem no mercado, explica os cuidados a ter com flores que gostam de terrenos ácidos, como é o caso das camélias, das hortênsias e das gardénias.
Acaba de comprar um mais giro do que aquele que já tinha e agora quer mudar a planta e está com algumas dúvidas? O recipiente onde tem as suas variedades botânicas atualmente já se tornou demasiado pequeno? Saiba como deve proceder.
Misturar alhos com bogalhos nunca deu bom resultado e juntar variedades que não se dão nos mesmos canteiros também não. Veja o que (não) deve fazer para conseguir pátios, terraços, alpendres, pérgolas e recantos sombrios mais verdes.