A Associação Portuguesa dos Nutricionistas disponibiliza gratuitamente um e-book com dicas e alertas para reduzir o desperdício alimentar. Agradece o ambiente e a economia doméstica.
Uma das castas brancas mais plantadas no nosso país, a Fernão Pires, sai este ano das vinhas não para vinho, mas para servir um sorvete artesanal. A ribatejana geladaria Pascoalini, dá-nos a provar este doce refrescante com sabor a uva de vinho. E nem falta a grainha.
É a mais recente estreia na restauração da Ericeira. O restaurante Jangada, instalado no hotel You And The Sea, acaba de abrir portas na Praia do Sul, na Ericeira. Espaço de ambiente descontraído, muita vegetação, forno a lenha e, antecipando os dias frios, a lareira.
O Red Frog, considerado há três anos como o “Melhor Bar de Portugal”, participa no Naked Grouse’s LiBARating Swap, evento que reúne alguns dos melhores bares e bartenders. O objetivo é a troca de casas durante quatro dias. A Portugal virá, a 11 de setembro, o bar Ruby, da Dinamarca.
Com o fim do verão e a entrada próxima da nova estação o espaço Terraço do Marquês, localizado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, traz-nos uma nova carta repleta de pratos para “picar”, assim como pratos de resistência, das massas, ao “mar” e à “terra”, o mesmo é dizer os peixes e as carnes.
Receitas leves e frescas para saborear em família e com amigos ou até mesmo levar para o trabalho é a proposta da nova APP da MEO, disponível a partir de 3 de setembro com a cozinha da Tia Cátia. Os segredos culinários estão agora mais próximos.
A mesa é, por excelência, um local de partilha como já provou Henrique Sá Pessoa no Tapisco, em Lisboa, desde a sua abertura em fevereiro de 2017. Agora o chefe leva o conceito da partilha para o Porto, onde acabou de abrir a segunda morada deste restaurante.
Fern Green é food stylist e chefe de cozinha. É também autora de vários títulos na área da gastronomia. O mais recente, “Sopas Detox”, propõe-nos cinco dias de desintoxicação alimentar, sem fome e com muito sabor.
A 10 de setembro de 2018 faz 262 anos que foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada, com a criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Para celebrar a data, o Port Wine Day agenda, entre outras iniciativas, uma regata no Douro, provas
As gulosas e gulosos estão convocados para, a 1 de setembro, participarem numa demonstração ao vivo de doçaria em Coimbra. Mafalda Agante, doceira, autora, bloguer, vai dar mostra e prova das razões de todos os dias nos colocar a pergunta “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”.
Doces, frescos, vinhos, pão. Estes são alguns dos produtos, todos nacionais, que encontramos na Mercearia Criativa. Aberto desde 2010, este espaço propõe-se recuperar o hábito de comprar no bairro onde se vive, conhecer os clientes pelo nome e desfrutar de boas iguarias portuguesas.
O Street Fest, desta feita com o Mercado de Fusão, regressa à Praça do Martim Moniz, a 15 e 16 de Setembro, com vários conceitos de Street Food e petiscos para todos os gostos.
Não há boa cozinha sem boas facas e, estas, temo-las de todas as formas e feitios. A dar prova desse facto, a 1 e 2 de setembro, Caldas da Rainha acolhe a Feira Internacional de Cutelaria Artesanal, no Centro Cultural e de Congressos. Evento com a presença de cuteleiros de cinco países e entradas gr
Dizer adeus às férias de copo na mão. Por isso, a 7 de setembro, o jardim do Lisbon Marriott vai encher-se de música, vinhos, espumantes, cervejas artesanais, petiscos, jogos e meio milhar de prémios. É a nova edição Bye Bye Summer Wine & Beer Party.
É de tesoura na mão e chapéu de palhinha em modo proteção solar que arranca esta reportagem. Estamos na vinha, no Ribatejo, e preparamo-nos para vindimar. Uvas gordas, sumarentas, amadurecidas. Uma vindima peculiar, cuidada, quase cirúrgica. Estas são uvas de mesa e, como perceberemos, com caprichos
De 12 a 16 de setembro Lisboa transforma-se na capital do Mediterrâneo com a organização de um festival internacional que promete fazer do Parque de Jogos 1º de Maio o palco para um mega evento de gastronomia, artesanato, dança, música, debate.
De 7 a 9 de setembro o Porto Welcome Center vai soar e saber a Brasil com a festa dedicada aquela país sul-americano. Brazilian Days é um festival cultural onde não faltará a cozinha com tempero tropical.
Na Bairrada, terra de grandes espumantes portugueses e de paisagens exuberantes, ainda se colhem as uvas à mão. Por isso, os produtores Aliança Vinhos de Portugal e Caves do Solar de São Domingos apostam em ofertas enoturísticos com enfoque nas vindimas.
Há quem apelide o açúcar de “doce veneno”. Seduz-nos, acaba por nos viciar e gradualmente coopera para nos retirar qualidade de vida. Sónia Marcelo, nutricionista, mostra-se atenta e preocupada com os perigos desta adição nos adultos e crianças. Uma das muitas abordagens nesta entrevista.
Na origem do arquipélago do Japão está Izanagi, o deus criador do mundo, das coisas e das restantes divindades da mitologia japonesa. Daí ter sido esta a escolha para o nome deste novo restaurante de gastronomia japonesa, em Lisboa. A assinatura é do chefe Daniel Rente.
De norte a sul do país, há por esta época azáfama nas vinhas. Colhem-se as uvas para o vinho novo. Momento para os produtores abrirem as portas das adegas e as partilharem com o público. Aqui, encontra dezenas de programas, das visitas, às provas de vinhos, aos passeios de barco e cozinha regional.
Contrariamente a 2017, quando a vindima foi antecipada três semanas, esta ano o estado do tempo ditou algum atraso. No Douro, a apanha da uva não tardará. Antecipando esse momento, a Quinta de la Rosa, sobranceira ao rio Douro, junto à vila do Pinhão, apresenta “Programas de Vindima 2018”.