Anunciado de manhã nas redes sociais do restaurante, o “Suggerimento dello Chef”, propõe-nos uma pausa à hora do almoço assente num prato com preço fixo, 8,00 euros. Diariamente, a chefe de cozinha Laura Schneider, muda a proposta culinária, de acordo com os vários ingredientes frescos que se encontrarem ao dispor entre os fornecedores. A única certeza é que consistirá num prato de origem italiana, por regra, uma proposta fora da carta.

Também como certo, uma proposta fiel à cozinha de Laura, genuinamente italiana, na confeção, nas técnicas usadas e nos produtos de origem protegida. No MANO a MANO as massas, o pão e até o fermento são produzidos na própria casa.

Lisboa: No MANO a MANO a pausa para almoço tem o sotaque italiano de Laura
Lisboa: No MANO a MANO a pausa para almoço tem o sotaque italiano de Laura créditos: @ Filipe Vera-Cruz

As pizas podem ser napolitanas ou romanas, os pratos mais contemporâneos ou tradicionais, acompanhados por um vinho italiano ou por um cocktail de autor.

Uma casa que segue o preceito da cozinha italiana. O transalpino não gosta de misturar tudo no mesmo prato, nem de comer tudo no mesmo momento. Dito isto, só se inicia um prato quando se termina o anterior.

Oficialmente, a sequência correta de uma refeição italiana, tem como primeira etapa o Antipasto, que consiste em carnes frias fatiadas (affettati), uma seleção variada de queijos (formaggio), azeitonas e vegetais. Pães, croquetes e azeite também aparecem por aqui.

Lisboa: No MANO a MANO a pausa para almoço tem o sotaque italiano de Laura
Lisboa: No MANO a MANO a pausa para almoço tem o sotaque italiano de Laura Cappelli recheada de cogumelos porcini creme de grana padano e trufas negras. créditos: @Filipe Vera-Cruz

A segunda ronda chama-se Primo Piatto, ou seja, o prato principal, normalmente composto por um hidrato de carbono. É aqui que entram as pastas e os risotos, mas também fazem parte a zuppa e o brodo (a sopa e o caldo).

Segue-se o Secondo Piatti, que consiste numa proteína, carne ou peixe, acompanhada de um contorno (acompanhamento), para ajudar a digerir – normalmente, uma insalata, legumes ou até mesmo batata frita.

Mano a Mano

Rua do Alecrim, nº22, Lisboa

Contactos: tel.: 914 054 273 ; e-mail: Info@manoxmano.pt

Ainda não acabou, falta a sobremesa. Pode ser um sorbet ou gelato, uma salada de frutas (macedónia), um tiramisù, pana cotta.

Finalmente, o digestivo, o caffè corretto (com grappa – aguardente), um liquore como o limoncello ou a própria grappa.