É de tesoura na mão e chapéu de palhinha em modo proteção solar que arranca esta reportagem. Estamos na vinha, no Ribatejo, e preparamo-nos para vindimar. Uvas gordas, sumarentas, amadurecidas. Uma vindima peculiar, cuidada, quase cirúrgica. Estas são uvas de mesa e, como perceberemos, com caprichos
De 12 a 16 de setembro Lisboa transforma-se na capital do Mediterrâneo com a organização de um festival internacional que promete fazer do Parque de Jogos 1º de Maio o palco para um mega evento de gastronomia, artesanato, dança, música, debate.
De 7 a 9 de setembro o Porto Welcome Center vai soar e saber a Brasil com a festa dedicada aquela país sul-americano. Brazilian Days é um festival cultural onde não faltará a cozinha com tempero tropical.
Na Bairrada, terra de grandes espumantes portugueses e de paisagens exuberantes, ainda se colhem as uvas à mão. Por isso, os produtores Aliança Vinhos de Portugal e Caves do Solar de São Domingos apostam em ofertas enoturísticos com enfoque nas vindimas.
Há quem apelide o açúcar de “doce veneno”. Seduz-nos, acaba por nos viciar e gradualmente coopera para nos retirar qualidade de vida. Sónia Marcelo, nutricionista, mostra-se atenta e preocupada com os perigos desta adição nos adultos e crianças. Uma das muitas abordagens nesta entrevista.
Na origem do arquipélago do Japão está Izanagi, o deus criador do mundo, das coisas e das restantes divindades da mitologia japonesa. Daí ter sido esta a escolha para o nome deste novo restaurante de gastronomia japonesa, em Lisboa. A assinatura é do chefe Daniel Rente.
De norte a sul do país, há por esta época azáfama nas vinhas. Colhem-se as uvas para o vinho novo. Momento para os produtores abrirem as portas das adegas e as partilharem com o público. Aqui, encontra dezenas de programas, das visitas, às provas de vinhos, aos passeios de barco e cozinha regional.
Contrariamente a 2017, quando a vindima foi antecipada três semanas, esta ano o estado do tempo ditou algum atraso. No Douro, a apanha da uva não tardará. Antecipando esse momento, a Quinta de la Rosa, sobranceira ao rio Douro, junto à vila do Pinhão, apresenta “Programas de Vindima 2018”.
O tempo quente trouxe ao Avenida SushiCafé, em Lisboa, um novo menu de almoço, rápido, com possibilidade de se escolher o que mais se adapta ao apetite do dia. Pratos com assinatura do chefe Daniel Rente e que harmonizam com cocktails à base de sake.
Durante um ano a dietista, especialista em dietética e nutrição, Patrícia Almeida Nunes, percorreu os lineares e estudou os produtos em grandes e pequenas superfícies. Comprovou no terreno aquilo que a investigação e o contacto com os pacientes indicavam. O grande consumo e a variedade de produtos p
De 7 a 9 de setembro a renovada Praça do Marquês, em São João da Pesqueira, coração do Douro vinhateiro, recebe mais uma VINDOURO Wine & History - Festa Pombalina. Isto em ano de festa com novidades, no concelho com a maior área de vinha classificada como Património da Humanidade.
Recuemos à Itália de 1950 para lhe encontramos o nome para a nova pizaria Lisboeta. Osvaldo Gatti, tio avô dos proprietários da casa, apadrinha a Valdo Gatti. Um espaço comprometido com o biológico e a sustentabilidade, nos ingredientes e nos processos. O resultado final são 12 pizas de caráter sing
Ainda em modo verão as pizarias Zero Zero, em Lisboa, apresentam novidades nos pratos. São, contudo, os cocktails as grandes estrelas da estação. Um elenco de peso de filme italiano, mas com a leveza e a alegria que uma boa bebida deve conter.
O amor à cozinha e a vontade de valorizar os produtos da terra estão na origem da Chocofigo. A empresa criada em Loulé, Algarve, por Baltazar Guerreiro, tem como base o figo e a amêndoa, produtos endógenos, e associa-lhes o chocolate.
O bacalhau, seus usos e costumes e dicas de confeção, vai dar mote a uma sessão de cozinha aberta ao público, conduzida pelo chefe Luís Barradas, o homem à frente da carta do restaurante Can the Can. A iniciativa decorre a 24 de agosto em Óbidos.
O Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, agenda até ao final do mês de agosto, três refrescantes iniciativas com bebidas icónicas. Uma nascida nas guerras napoleónicas, outra casada com o gengibre e uma outra, um misterioso licor de origem espanhola.
Anualmente a revista norte-americana Condé Nast Traveler publica as listas com as escolhas para os melhores do mundo. O restaurante Prado, do chefe António Galapito, é este ano eleito na exclusiva lista dos novos restaurantes mais empolgantes do mundo.
O Festival Gastronómico Sabores do Anho decorre a 1 e 2 de setembro, na freguesia valenciana de Gondomil. Uma oportunidade para saborear o Anho Assado no forno a lenha, com arroz pingado, feito por quem mais sabe desta tradição secular.
O Paço dos Cunhas de Santar, em Viseu, recebe, a 9 de setembro, a Festa das Vindimas de Santar, evento que celebra as colheitas na Região Demarcada do Dão, território de vinhos singulares. Um dia que terá no palco a voz de Teresa Salgueiro.
A 30 de agosto é inaugurado, à beira Douro, em Vila Nova de Gaia, o 17-56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha, o novo centro de visitas da empresa portuguesa com atividade ininterrupta há 262 anos. Três mil metros quadrados vão fazer mostra e venda de centenas de vinhos, queijos e cozinha tradic
Com o mês de setembro, três itinerários temáticos tendo como mote os cafés do Bairro de Alvalade, mais concretamente a Avenida de Roma, desafiam os interessados a descobrir um pouco da história do nosso tempo, partindo de abordagens como o cinema, a Revolução de Abril, o Rock. Estão abertas as inscr
O Cais da Pedra, em Lisboa, a casa de hambúrgueres com assinatura do chefe Henrique Sá Pessoa está a sugerir um verão com jarros de cocktails para degustar na esplanada. A ideia é a da partilha da bebida e o casamento com alguns dos pratos da carta.