O evento de celebração do Vinho Verde está de volta à cidade de Braga, na sua sexta edição, com três dias de “Vinho Verd Fest”. A iniciativa vai contar com a presença de mais de 150 referências vínicas em mostra, prova e venda de sexta a domingo, 31 e maio a 2 de junho.

Uma festa minhota com um programa de atividades que inclui demonstrações de culinária com presença de chefes de cozinha da região, como Renato Cunha, e provas de vinhos e espumantes de vinho verde.

Durante o certame, será ainda realizado o lançamento da Cerveja da Adega de Ponte da Barca, e a eleição dos melhores vinhos verdes da feira de 36 produtores, todos com o selo do evento.

Recorde-se que, de acordo com o município bracarense, a produção vinícola “é uma atividade que produz 200 milhões de euros de riqueza por ano na região e que exporta mais de 100 milhões anualmente. Não só para a região, na ocupação de milhares de hectares ocupados para a produção deste vinho, é uma atividade muito importante para a criação de emprego, fomentar a economia local e a riqueza da região”.

“Vinho Verde Fest”, o regresso do festival do vinho a Braga
“Vinho Verde Fest”, o regresso do festival do vinho a Braga créditos: VISUAL MO

Em 2018, as vendas de vinho verde para fora de Portugal atingiram 64 milhões de euros, a um preço médio de 2,2 a 2,3 euros por litro, segundo a Comissão de Viticultura.

Os Estados Unidos e a Alemanha continuam a ser os principais mercados externos entre os “mais de 100” onde o vinho verde chega. França, Canadá, Reino Unido e Japão seguem-se na lista dos países que mais compram este vinho e “o mercado nacional tem-se comportado bem”, ficando com quase metade do vinho vendido.

A edição de 2019 do Vinho Verde Festa irá realizar-se em simultâneo com a “Expocidades - Mostra turística das cidades do Eixo Atlântico”, com a representação de 30 cidades do norte de Portugal e da Galiza.