No Piazza Duomo, o restaurante que lidera em Alba, na região italiana de Piemonte, a meio caminho entre Turim e Génova, Enrico Crippa tem vindo a desenvolver uma cozinha meticulosa e imaginativa, reconhecida com três estrelas Michelin. Entretanto, na última edição da lista “The World’s 50 Best Restaurants”, o restaurante chegou à 16ª posição.
A 12 de junho, o transalpino visita Lisboa para um jantar a quatro mãos com o português José Avillez, duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto, na capital.
A cozinha de Enrico Crippa, criada com produtos locais da região de Piemonte, vai cruzar-se com o terroir português e com a cozinha nacional de Avillez e a equipa do Belcanto.
“A vinda de Enrico Crippa a Lisboa é uma oportunidade única para conhecermos o trabalho de um dos chefs que mais admiro”, afirma José Avillez, acrescentando: “O intercâmbio de ideias e experiências que retiramos destas visitas ajuda-nos sempre a ir mais longe no nosso próprio trabalho”.
Enrico Crippa nasceu em Carate Brianza, na Lombardia, em Itália, em 1971. Fez a sua formação em cozinha no Instituto Alberghiero, em Monte Olimpino, na província de Como e trabalhou com grandes chefes de cozinha, tais como Christian Willer, no Palme d’Or, em Cannes, Gislaine Arabian, no Pavillon Ledoyen, em Paris, Antoine Westermann, no Buerehiesel e Ferran Adrià, no El Bulli, em Roses.
Em 1990, em Sologne, recebeu o primeiro prémio de Cozinha Artística. Em 1992 foi novamente distinguido com este prémio.
Em 1996 partiu para o Japão, onde se tornou chefe de cozinha do Kobe de Gualtiero Marchesi e, mais tarde, do Osaka no hotel Rhiga Royal. Ali descobriu a autêntica cozinha japonesa, que o fascina especialmente pela sua dimensão filosófica.
Mais tarde, regressou a Itália, onde continuou a trabalhar como chefe de cozinha enquanto procurava a localização ideal para o seu restaurante.
Em 2003, juntamente com a família Ceretto, começou a desenvolver o projeto para o restaurante Piazza Duomo.
Quando lhe perguntam qual o seu objetivo, Enrico Crippa responde: “Trazer alegria aos meus convidados e, por isso, a mim mesmo”.
Mais informações e reservas para o jantar de 12 de junho pelo telefone 213 420 607.
Comentários