Raparigas com apenas dois anos podem sofrer de depressão e ansiedade se as mães tiverem vivido situações de stress na gravidez. O estudo envolveu 70 mães em Berlim.
Recomeça a escola e aproxima-se o Outono. Voltam as constipações e um mundo de pequenos germes que podem afetar a saúde do seu filho e as rotinas de toda a família.
“Há luz” numa visita noturna ao Parque de Serralves, filmes que ajudam a gerir medos na secção infantil do festival MotelX, uma viagem no tempo com dança, música, torneios a cavalo, treino de armas e até a recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, em Matosinhos. Este fim de semana,
Estudo revela que as mães dedicam menos tempo ao segundo filho do que ao primeiro e que agem de forma distinta quando têm uma ou duas crianças. A impossibilidade de convívio com um irmão por parte do primogénito pode ajudar a explicar esta diferença de comportamento.
Tristeza, apatia ou irritabilidade são alguns dos sintomas que, nos casos mais graves, podem incluir dores de cabeça, de estômago e insónias. Saiba como ajudar as crianças a contornar o stress pós-férias.
Os bebés têm mais sensibilidade nos pés do que nas mãos. Pô-los a caminhar descalços ajuda-os a analisar o ambiente à sua volta e a aperfeiçoar as suas capacidades motoras.
Em setembro, os Filminhos da Zero em Comportamento continuam a surpreender com o seu lado simultaneamente criativo e pedagógico. No final do mês, os mais novos vão mesmo poder fazer a sua curta-metragem: às 16h na Fábrica das Palavras/Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira.
O MUSCARIUM é um evento que enquadra um conjunto de espetáculos de teatro e de dança na encantadora vila de Sintra. A quarta edição apresenta uma programação que vem reforçada com mais música, mais espaços, mais festa.
Os medos fazem parte da evolução e uns são próprios de certa fase do crescimento. O verão pode despertar alguns receios – como o do mar. É importante estimular as crianças a superar os seus medos. Aos poucos, com calma e ternura.
A partir de quando é que uma criança pode aceder livremente à net, andar sozinho na rua, namorar ou ter as suas chaves de casa? Um estudo registou o que os pais pensam sobre estes temas. E algumas conclusões são surpreendentes.
Quase 80% dos diagnósticos de otites ocorrem durante o Verão. Porquê? Por causa do aumento do calor e da humidade, dos banhos frequentes e da prática de desportos aquáticos.
Na adolescência, a ansiedade e a depressão estão muitas vezes à espreita. Para evitar que esses males se instalem, é importante que os miúdos se sintam bem na sua pele. Saiba como ajudá-los a serem mais seguros e confiantes.
Já todos demos uns berros aos nossos filhos, mas fazê-lo por sistema é profundamente errado. Pode causar danos difíceis de remediar e está longe de ser eficaz para impor verdadeira autoridade.
Eis um assunto sobre a qual quase toda a gente gosta de falar: nomes. Mas, quando se trata de decidir como se vai chamar o nosso filho, tudo se complica. Num artigo bem-humorado, um jornal britânico recomendou fazer alguns testes antes de se escolher o nome do bebé.
No dia a dia frenético da maior parte das famílias, o jantar pode e deve ser um momento especial para reforçar laços e estabelecer pontes entre pais e filhos. Há que fazer bom uso destes momentos. Saiba como.
Chega-se à frente o mês das aulas, mas ainda é verão. Num misto de entrada na rotina, mas com alguma descontração, escolha um programa que agrade à maior parte dos elementos lá de casa e tenha um ótimo fim de semana!
Não quer que o seu filho se torne machista ou que a sua filha namore com um rapaz que acha as raparigas “aves raras”? Então eduque-os para a igualdade de géneros. Com conversas e ações no dia a dia.
Há uma fase na adolescência que faz com que os pais quase trepem pelas paredes: é a chamada “idade do armário”. Eis algumas dicas para conviver melhor com esta fase complexa do crescimento dos nossos filhos.
Ao ar livre, em pleno Parque da Pena, infiltre-se pelos mais ínfimos detalhes de jardins, plantas, flores e botânica, resultado da captação de imagens únicas pelos melhores profissionais. Trata-se de uma exposição mundial com 39 fotografias mundialmente reconhecidas.
Fazer bullying a um rapaz ou rapariga por causa do peso é uma crueldade generalizada com que muitos miúdos têm de lidar. Tal como os seus pais. Saiba como ajudar um adolescente nessa situação.
Maior estudo de sempre sobre falsas recordações envolveu mais de 6 mil pessoas. Muitas afirmaram ter memórias de acontecimentos passados antes dos dois anos de idade. A ciência não acredita que tal seja possível. Porquê, então, estas partidas da mente?
Por mais que o mundo mediático em que vivemos nos diga o contrário, ser mãe ou pai pela primeira vez não é um folhetim cor-de-rosa. Saiba quais as maiores angústias reveladas pelos recém-pais no psicólogo.
O lanche é bom para dar energia e contribui para uma alimentação equilibrada. No entanto, à medida que vamos crescendo, deixamos para trás esse hábito que vem dos primeiros anos de vida.
Estudo envolveu 119 homens entre os 18 e os 35 anos divididos em dois grupos. Os indivíduos que consumiram mais amêndoas, avelãs e nozes revelaram melhor qualidade dos espermatozoides.