O número de cesarianas cresceu exponencialmente nos últimos anos. Portugal, onde se fala de “proporções epidémicas” a propósito do aumento, não é exceção. O problema é que, aparentemente, este tipo de parto é muito menos inofensivo do que se possa pensar.
Depois de um fim de semana atarefado com os preparativos do regresso às aulas, aproveite os próximos dias para desfrutar do tempo livre da família: com cinema (num insuflável), teatro (de marionetas), música (com o regresso do Avô Cantigas) ou a descer o Rio Mira de canoa. Divirta-se!
Um blogger britânico decidiu compilar os tiques que os homens transportam para o seu guarda-roupa quando se tornam pais. E o retrato que traçou não é o mais elegante…
O modo como os pais encaram os doces influencia a relação dos filhos com o açúcar. A proibição das gomas ou dos chocolates na alimentação dos miúdos pode ser tão desastrosa como a total permissividade. E usar as guloseimas como recompensa é um erro grosseiro.
A nova temporada de “Concertos Infantis” do Hard Rock Café arranca no dia 7 de outubro. O programa familiar inclui música e pequeno-almoço e chega com a promessa de animar os primeiros domingos de cada mês.
Atenção às dietas radicais quando está grávida. É verdade que o excesso de peso durante a gestação pode trazer problemas de saúde. Mas é bom saber qual o ponto de equilíbrio e que tipo de alimentos são indispensáveis.
As canções preferidas dos miúdos podem ser a última coisa que queremos ouvir. Mas há formas de suavizar o problema. Por exemplo? Lembrarmo-nos de quando éramos adolescentes e tentar influenciá-los com o nosso próprio gosto.
A ideia é tentadora, mas prejudicial. Querer ser a melhor amiga da sua filha, em vez de uma mãe compreensiva, pode revelar-se um desastre para o equilíbrio emocional dela. Perceba a diferença entre uma coisa e outra, de uma vez por todas.
Os filhos de pais demasiado críticos evitam encarar as expressões faciais das outras pessoas e têm maior dificuldade em interpretar emoções. Este comportamento é uma forma de defesa das crianças que compromete a sua capacidade de empatia e os futuros relacionamentos.
Depende. Para o irmão mais velho, pode ser uma péssima novidade. Saiba, então, como comunicar ao seu primogénito a chegada de um bebé e como envolvê-lo nesse acontecimento tão importante para todos.
A culpa é menos dos genes do que dos hábitos domésticos. Crianças que recorrem à comida para atenuar estados de espírito – por exemplo stress, tristeza, irritação – aprendem este comportamento em casa.
Pessoas que não aprenderam a gerir a frustração em pequenas têm mais dificuldade em adaptar-se aos problemas da vida adulta e podem até tornar-se agressivas. Conheça cinco técnicas para ensinar o seu filho a gerir os efeitos deste sentimento.
Agora que as aulas estão de regresso, pense duas vezes na comida que prepara para os seus filhos levarem para a escola. Há alternativas bem simples e saudáveis aos alimentos com açúcar e sal em excesso.
Se estivermos mais atentos às nossas crianças, recuperamos lições fundamentais que esquecemos no caminho até à idade adulta. Como a importância de ser autêntico, por exemplo. Ou de viver o agora.
São os livros, o material escolar, a roupa, os horários. Começam as aulas outra vez. E se é certo que o assunto perturba a rotina dos pais, o que dizer da calma dos filhos, sobretudo os adolescentes?
A notícia não é de espantar, mas ainda assim merece atenção. Uma das maiores preocupações das crianças e dos adolescentes de hoje, além do medo de fracassar e de não agradar aos outros, prende-se com a sua aparência física. Ao ponto de lhes perturbar o sono.
Num estudo que envolveu 2 mil pais e mães em Inglaterra, a esmagadora maioria dos inquiridos declarou o seu alívio por ver chegado o fim das férias e o consequente regresso dos filhos às rotinas. Horários e refeições são os principais motivos.
Numa altura em que milhares de estudantes universitários procuram alojamento pelo mundo fora, o site Student.com desvendou alguns dos assuntos mais curiosos que têm chegado à sua caixa de correio…
Se lhe disserem que está a habituar mal o seu bebé por adormecê-lo ao colo, não ligue. Na verdade, ao fazer isso, está a recriar da melhor maneira possível o ambiente do útero. Nada mais natural. E saudável para a criança.
O cheiro natural dos bebés provoca nas mulheres uma reação semelhante à de uma droga ou de uma comida saborosa. Cientistas dizem que este odor tem sido determinante para assegurar a sobrevivência da espécie.
As grávidas sofrem bastante com o aumento de peso e as mudanças no corpo que daí resultam. É evidente que uma alimentação saudável na gravidez é fundamental. Mas nem tudo é mau naqueles quilos a mais.