Oitenta e dois por cento dos pais britânicos confessaram o seu alívio por ver chegar ao fim o período de férias. E um em cada quatro admite mesmo ter contado os dias até os filhos voltarem à escola. A conclusão é de um estudo da HelloFresh, empresa internacional de refeições, que envolveu 2000 mães e pais, e segundo o qual mais da metade dos participantes andou ansioso pela chegada do mês de setembro e pelo regresso às rotinas das crianças.

Mais de um terço dos pais queixou-se da falta de horários dos filhos sobretudo no que toca à hora de dormir, mas também às refeições – quatro em cada 10 pais concluíram que os filhos andam mais irritados devido à falta de rotinas, pelo que é natural que 88% dê valor aos horários e rituais quotidianos.

A investigação, divulgada pelo Daily Mirror, apurou que 69% dos pais tem de lidar com constantes mudanças de planos durante as férias, situação que provoca desperdício de alimentos – muitos admitiram ter deitado fora refeições inteiras devido a essas alterações de planos. Um terço disse ainda ter por hábito comprar mais comida do que a necessária por se esquecer dos períodos em que a família está fora de casa.

Quase metade dos pais (47%) também estiveram ansiosos por retomar uma dieta mais saudável após os excessos do Verão. O estudo revela ainda que muitos educadores valorizam o cumprimento do horário da refeição, sendo que 21% afirmaram que, se as crianças gostarem do que comem, é menos provável que se envolvam em lutas com os irmãos.