Embora as mulheres portuguesas ainda não sejam muito ousadas na hora de misturar cores e recorram sobretudo aos tons neutros e clássicos no seu guarda-roupa, a primavera e o verão são, por excelência, as estações do ano mais alegres. Além disso, a cor é o elemento que maior impacto causa no seu visual e revela muito sobre o seu estado de espírito e personalidade.

O color blocking – a arte de combinar cores vibrantes no mesmo visual – já tem muitas fãs, que não têm receio de arriscar e de mostrar o seu lado mais exuberante, como Sarah Jessica Parker, Caroline Issa ou Anna Dello Russo.

Azul, verde, amarelo, laranja, rosa e vermelho são algumas das cores mais usadas nos meses mais quentes do ano. Os tons associados à natureza, à praia e aos destinos tropicais são as notas dominantes desta estação. Além de realçarem a pele, as cores vivas transmitem ainda energia e boa disposição. Por isso, aproveite para brincar com o círculo cromático e aprender a fazer novas combinações.

Desde o tom sobre tom, à mistura de tons análogos (da mesma família, como o rosa e o vermelho ou o verde e o amarelo) ou complementares (opostos, como o azul e o laranja ou o verde e o rosa), um look colorido pode ser mais vibrante ou mais discreto. A decisão é sua.

Se for uma principiante e não estiver habituada a usar muita cor, uma boa dica é recorrer ao tom sobre tom; aos tons pastel ou neutros, mais suaves; ou conjugar cores opostas apenas nos acessórios (lenço, colar, mala e sapatos).

Dicas de estilo para conjugar cores num coordenado

Nível 1 - Tom sobre tom

Color Blocking: como conjugar cores1

Esta harmonia cromática, ou seja, a combinação de dois ou mais tons da mesma cor (diferentes tons de azul, por exemplo), podem ajudá-la a parecer mais alta e magra. Tudo depende da forma da roupa e do modo como conjuga as peças. Por ser de baixo contraste, o tom sobre tom é também indicado para ambientes mais formais. Se pretende alongar a silhueta, experimente usar uma peça (vestido) ou duas da mesma cor, de modo a não dividir o corpo, e colocar um casaco aberto, que cria uma linha vertical.

Nível 2 - Cores vivas com tons neutros ou pastel

Color Blocking: como conjugar cores2

Concentre o foco principal numa peça de roupa de cor viva, combinado-a com tons neutros (bege, cinzento, branco, castanho, azul marinho, entre outras). Lembre-se de que as tonalidades mais vibrantes vão chamar a atenção para a zona do corpo em que as está a usar, pelo que deve usá-las a seu favor. Outra dica de estilo é combinar um tom suave com uma cor mais viva, como é o caso do rosa pastel com o vermelho, que atenua o contraste cromático.

Nível 3 - Contrastes nos acessórios

Color Blocking: como conjugar cores3

Os acessórios - lenço, colar, mala e sapatos - são perfeitos para personalizar o seu outfit. Inspire-se nestes visuais, se pretender conjugar cores vivas apostando apenas num detalhe. Por serem de menor dimensão, os acessórios não ocupam tanto espaço visual, pelo que o contraste é menor.

Nível 4 - Combinar três cores

Color Blocking: como conjugar cores4

Uma boa forma de equilibrar um look colorido é usar um tom neutro como a terceira cor, como é o caso do bege, preto, cinzento e branco. Veja como pode combinar duas cores complementares de forma harmoniosa, original e refrescante.

Nível 5 - Cores vibrantes no mesmo look

Color Blocking: como conjugar cores5

Esta opção mais ousada não é para tímidas ou quem pretende passar despercebida. Conjugar tons vivos no mesmo coordenado é uma boa aposta para quem pretende um visual mais criativo e revela uma personalidade extrovertida.

Rita Carvalho

Blog: www.instyleland.com

Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.