Somos o que comemos e a nossa epiderme não é exceção. É, assim, fundamental ter determinados cuidados para não a prejudicar. A nutricionista australiana Karen Fischer apresenta-nos, no seu livro «Dieta para uma pele saudável», publicado em Portugal pela Editorial Presença, um programa revolucionário de oito semanas, no qual, através de uma dieta rica em nutrientes naturais e sem recurso a lacticínios, promete uma pele saudável, jovem e de fazer inveja. Siga os oito passos fundamentais para alcançar o bem-estar da sua pele e rejuvenesça:

1. Pense verde

A especialista em nutrição inicia o seu livro fazendo uma distinção entre alimentos ácidos e alcalinos, referindo que «é fundamental equilibrar o pH do corpo através de alimentos alcalinos, evitando que este se torne ácido, prejudicial às células do seu corpo que, a pouco e pouco, vão dando sinais de fadiga e propiciam o desenvolvimento de múltiplas patologias». Neste contexto, a autora recomenda um consumo moderado de alimentos ácidos, não mais do que três porções por dia (por exemplo, duas porções equivalem a duas bebidas alcoólicas ou um café e salmão ao jantar).

Dê preferência a alimentos alcalinos (legumes de folha verde-escura, abóbora, batata, limões, limas, bananas e damascos, por exemplo). Segundo a autora, «a clorofila, pigmento verde existente nas plantas, é altamente benéfica à saúde da pele, pelo que bebidas de clorofila, especialmente tomadas de manhã, são uma mais-valia para estimular o funcionamento dos intestinos e eliminação de substâncias tóxicas». A clorofila líquida encontra-se à venda em lojas de alimentos naturais.

2. Ingira alimentos hidratantes

Para estar em forma e com aspeto radioso, elimine as gorduras más da sua vida e hidrate, verdadeiramente, a sua pele a partir de dentro, é este o conselho base do segundo passo que Karen Fischer destaca. Para isso, é fundamental conhecer as gorduras «boas e belas» que, segundo a autora, são benéficas para o nosso organismo. Aposte, por isso, em «alimentos ricos em ómega 3, como o peixe gordo de águas profundas, os ovos caseiros e as sementes ou óleo de sementes de linho». Outras fontes de ómega 3, ainda que com teor mais reduzido, são a soja, o gérmen de trigo, as nozes, as algas marinhas castanhas e vermelhas e os legumes de folha verde-escura.

3. Coma menos

Talvez seja a regra mais difícil de cumprir mas, para que tenha sucesso desta vez, a autora do livro propõe dois métodos para reduzir a ingestão de calorias. «Encha metade do prato com legumes ou salada, a outra metade deve incluir proteínas e uma pequena porção de hidratos de carbono integrais». A segunda sugestão passa por fazer uma distribuição alternativa. «Se não conseguir evitar uma refeição mais pesada (massa e carne, por exemplo), retire 30 por cento do que está no prato e acrescente uma salada», sugere.

Em ambos os casos é importante garantir uma boa dose de vegetais, pois são muito eficazes contra o envelhecimento e asseguram menor acidez e maior alcalinidade no seu corpo. Quanto a proteínas, um dos nutrientes mais importantes para a saúde, músculos, sangue, cabelo, unhas e o cérebro, a sua ingestão é indispensável. «Cerca de 65 a 100 g de carne cozinhada (frango, preferencialmente) ou 80 a 120 g de peixe ou dois ovos são as doses diárias recomendadas», refere a especialista.

Veja na página seguinte: Dormir mais para ter uma pele melhor

4. Seja uma bela adormecida

Como num conto de fadas, quem não deseja, todas as noites, dormir um sono descansado? O sono é, sem dúvida, muito importante e benéfico para o seu corpo, pois «durante a noite o seu corpo liberta um conjunto de hormonas, nomeadamente, a melatonina, a qual estabelece os ritmos circadianos do corpo, influencia as hormonas reprodutivas femininas e ajuda na preservação de um aspeto infantil», sugere a nutricionista.

Dormir é, por todos estes motivos, fundamental! Mas, como pode evitar as insónias? Conforme refere Karen Fischer, existem alguns alimentos que podem provocar insónias: costeletas de porco, açúcar e bebidas alcoolicas, café, chá e refrigerantes de cola. Comer uma refeição pesada antes de dormir também não é recomendável, a autora cita um velho ditado inglês para fazer valer uma ideia. «Não comer depois das 21 horas», aconselha.

5. Transpire durante 15 minutos por dia

Ser uma pessoa ativa é sinónimo de um organismo limpo. «O exercício faz libertar endorfinas, o que a fará sentir feliz e relaxada, além de lhe dar mais energia e vitalidade», diz. Neste sentido, um dos objectivos apontados pela autora é a prática de exercício físico quatro a cinco vezes por semana, recomendando ainda que nos restantes dias «faça sauna, nade no mar ou esfregue vigorosamente o corpo, enquanto toma um banho quente e relaxante», defende.

O importante é mexer-se! Poderá optar por um jogging matinal ou diversificar a rotina e fazer diversos tipos de exercício. Depois de transpirar aqueles 15 minutos indispensáveis, não se esqueça de ingerir líquidos. Uma vez que a dieta para uma pele saudável» não contempla laticínios, opte por um refrescante copo de água. Se, até aqui, tudo lhe parecia fácil, não desista por causa do exercício. Tal como Karen Fischer afirma, trata-se de uma questão de persistência e «não tem de lhe apetecer, apenas tem de o fazer», afirma.

6. Cuide da pele todos os dias

Tome nota de alguns ingredientes que Karen Fischer considera como «fabulosos» e imprescindíveis num cosmético. A lista inclui aloé vera, camomila, gingko biloba, extracto de grainhas de uva, chá verde, vitamina C e casca de salgueiro, entre outros. Segundo a autora, todos eles devem ser incorporados na sua rotina diária de cuidados com a pele. Outro requisito para que esta permaneça saudável prende-se com a aplicação diária de protetor solar, pois «as radiações UVA penetram na pele e os radicais livres danificam o colagénio e as fibras de elastina, dando origem às indesejadas rugas», adverte ainda a nutricionista.

7. Passe a usar chapéu

A autora aderiu ao chapéu, garante que o usa quase todos os dias e deixa o repto para, quem quer ter uma pele fantástica, não esquecer este acessório e proteger-se dos malefícios do sol. Neste capítulo, Karen Fischer alerta para os perigos de uma excessiva exposição solar. «Uma t-shirt de algodão pesada e um chapéu de abas largas não são muito atraentes mas, com algum estilo, pode ter um aspecto fabuloso e proteger a sua pele delicada de manchas cancerosas», refere.

Outra recomendação importante feita pela autora prende-se com o autoexame à pele. «A melhor altura para examinar a pele é depois de ter tomado duche e durante o dia, quando há muita luz natural. Use um espelho de corpo inteiro e pegue noutro, pequeno, para poder localizar os sinais, marcas de nascimento e outros», aconselha. Por fim, e apesar dos cuidados indicados, não se esqueça de que o sol também é importante para a produção saudável de vitamina D, por isso «recomenda-se uma exposição diária de dez minutos». Mas segura!

Veja na página seguinte: Como se libertar do stresse para exibir uma pele sem mácula

8. Relaxe e faça as pazes com o seu corpo

Como sabe, uma das palavras inimigas dos dias de hoje é o stresse, que pode ser o causador, entre outras coisas, de noites mal dormidas, pele seca e problemas cutâneos, como o indesejado eczema. Para evitar tudo isso, «relaxe, ouça música tranquilizante, respire fundo e tenha pensamentos positivos». Neste capítulo, Karen Fischer apresenta oito sugestões para alcançar um bem-estar imediato e se sentir bem consigo própria. Ponha em prática estas sugestões e atreva-se a atingir uma serenidade total:

- Autoelogie-se

- Ouça a sua música preferida

- Dedique-se ao seu passatempo favorito

- Sorria e ria muito

- Respire profundamente

- Sinta-se grata

- Observe a beleza

- Tenha um acesso de mau génio!

Se fizer tudo isto, pondo este plano em ação, o resultado será surpreendente. Além de uma pele fabulosa, sentirá um bem-estar total. Experimente já!

Texto: Raquel Pires com Karen Fischer (nutricionista)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.