Quem diz que nunca pensou encontrar o amor da sua vida está, provavelmente, mentir. O certo é que, encontrá-lo é por vezes complicado mas Hannah Fry, matemática no Center for Advanced Spatial Analysis, encontrou a fórmula mágica para tornar realidade o sonho de muitos de nós. Vamos conhecer qual é?
Inspirada no trabalho do psicólogo John Gottman, que realizou vários e profundos estudos a uma série de casais, tendo em conta aspectos como expressões faciais, pressão articial, ritmos cardíacos, entre outros, Hannah Fry lançou este ano o livro “The Mathematics of love”.
Neste estudo realizado pelo psicólogo, conclui-se que o stress que aparece nas relações saudáveis, – clássicos como crises dos dois anos, dos cinco, etc – não aparecem pela relação em si mas devido a factores externos à mesma, tais como: economia familiar e factores laborais ou familiares. Pelo contrário, nas relações menos saudáveis o stress aparece pela relação em si. o o mau comportamento das duas pessoas torna-se algo comum e o raro é estar “bem”.
Com estas conclusões, a Hannah, foi capaz de criar a seguinte fórmula:
Traduzindo:
- Existem duas linhas principais: a de cima representa a mulher e a de baixo representa o homem.
- Com três vertentes para cada um:
* Disposição geral do sujeito (W)
* Disposição do sujeito quando está com o seu parceito (rwWt)
* Nível de influência das acções do seu parceiro na disposição do sujeito (IHW)
Resolvemos a fórmula?
Quando os dois se influenciam de forma positiva (são ambos positivos e as suas acções influenciam positivamente a disposição do outro) então, inevitávelmente, esta relação está destinada a funcionar e o felizes para sempre está como garantido!
Se pelo contrário, todos estes factores são negativos, ou algum deles sequer, então as probabilidades do “felizes para sempre” diminui consideravelmente!
Mas a boa notícia é: a atitude é tudo e a felicidade está ao nosso alcance! Só de nós, cada um dos sujeitos da relação, depende que esta funcione e resulte num amor eterno! A matemática nunca mente!
Comentários