Estabelecer rotinas (ações do dia a dia, realizadas com regularidade e que não trazem uma reflexão posterior) e rituais (mais simbólicos e com um maior significado afectivo) em família permite-nos aproximar, muito mais do que fisicamente, de quem nos é e está mais próximo (Fiese, et al., 2002).

Importância e benefícios das rotinas e rituais familiares

A importância e benefícios das rotinas e rituais familiares vão além do tempo passado em conjunto e das memórias que se criam. A família é um modelo para o estabelecimentos e desenvolvimento de relações interpessoais. Ou seja, a forma como cada pessoa é cuidada, apoiada e encorajada a exprimir-se no seio familiar, durante as rotinas e os rituais familiares, influencia o seu desenvolvimento.

As rotinas e rituais familiares estão associados a relações familiares mais fortes e a uma maior satisfação conjugal (Fiese, et al., 2002). Ou seja, ajudam a estabelecer e a fortalecer os laços familiares, promovendo a sensação de segurança e de pertença. Estão também associados à saúde das crianças, à construção da identidade pessoal dos adolescentes e a conquistas académicas (Fiese, et al., 2002).

As rotinas e rituais são organizadores da vida familiar e dão estrutura e estabilidade em momentos de stress e de transição (por exemplo, o início da escola para as crianças).

O que pode ser uma rotina ou ritual em família?

As rotinas e os rituais de cada família fazem parte da sua identidade. As sugestões de rotinas e rituais que apresento abaixo são simples e podem ser adaptados consoante as características, gostos e necessidades da sua família. Não têm de ser atividades complexas que lhe tomem muito tempo, o importante é ser capaz de experienciar e celebrar a família não só em momentos especiais mas também nos momentos de “todos os dias”.

  • Refeição em conjunto (por exemplo, o jantar) uma vez que o momento das refeições em família vai além da nutrição do corpo e pode ser um espaço para cada elemento partilhar conquistas e dificuldades do seu dia;
  • Uma ida ao cinema por semana, sendo a escolha do filme feita de forma rotativa consoante os gostos de cada um dos elementos da família;
  • Hora de leitura em família;
  • Histórias no momento das crianças irem para a cama;
  • Momentos em família sem tecnologia;
  • Noite de jogos de tabuleiro;
  • Momentos para brincar em família que são fundamentais para o desenvolvimento da relação entre pais e filhos e estimulam a criatividade de todos os envolvidos;
  • Passeios ao fim-de-semana/atividades ao ar livre que promovem também a saúde física e estimulam o desenvolvimento psicomotor das crianças.

Maria Inês Galvão

Estagiária profissional de Psicologia Clínica

www.psinove.com