“Vai lavar os dentes, vai lavar os dentes, vai lavar os dentes”. Não, isto não é um mantra, nem tão pouco a letra de uma música pop duvidosa. Trata-se de uma ordem que cansa os pais e, muitas vezes, parece inaudível às crianças. Fazê-las lavar os dentes todas as noites, ou após as refeições, pode ser uma tarefa hercúlea.

Já se questionou porque é que as escovas dos miúdos são tão coloridas? É natural. Mas Holly Benn, uma mãe extremamente curiosa, pôs a questão a si própria e descobriu a resposta, publicando-a logo em seguida na página de Facebook da Little Learners Southport, plataforma de ensino e entretenimento infantil. Resultado, o post foi partilhado quase 5.000 vezes em poucos dias.

“Digam-me que eu não sou a única pessoa que não sabia que os fios coloridos nas escovas de dentes das crianças são indicadores de onde colocar e que dose usar de dentífrico”, questionou nesse post, citado pelo site evoke. Holly, mãe de duas crianças, conta que leu sobre o assunto na parte de trás da embalagem da escova de dentes de um dos filhos.

A revista Donna sugere 7 truques para estimular os miúdos a lavarem os dentes

  1. Dê o exemplo
    Os miúdos adoram imitar os pais. Se assistirem a esse ritual todos os dias, vão querer fazer igual.
  2. Torne o momento divertido
    Cante, dance, imite um monstro. Use e abuse da imaginação para tornar o momento divertido, recomenda a blogger Vanessa Martini no site revistadonna.
  3. Explique a importância do processo
    Sublinhe os benefícios da higienização oral (sabor bom na boca e dentes mais brancos), sem deixar de falar na prevenção de cáries. Os livros podem ajudar: existem vários que explicam a importância deste ritual.
  4. Crie um ambiente adequado
    O ideal é ter um banco forte para onde a criança possa subir e dali utilizar o lavatório em segurança. Arranje um copo só para a criança – é mais seguro e ele vai adorar.
  5. Dê atenção ao que ele faz
    Há pais que só mandam lavar os dentes. Acompanhe a criança, pelo menos no início. Outro bom truque para enraizar o hábito é criar mecanismos de compensação: troque essa obrigação, cumprida com rigor, por uma história adicional à noite. “Só não vale deixar de cumprir a promessa, porque aí a criança pode perder a confiança no adulto”, avisa Vanessa.
  6. Faça da rotina um ritual
    “ Use fantasias, livros e vídeos para despertar o prazer de escovar os dentes nas crianças, uma espécie de operação contra a cárie, com personagens, vilões e heróis”, aconselha a blogger e mãe. “Use escovas coloridas e pastas de dentes com os personagens preferidos da criança”, remata.
  7. Consulte um odontopediatra
    Muitos pais levam os filhos ao seu próprio dentista, esquecendo-se que nem sempre os dentistas de adultos estão preparados para atender uma criança.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.