Por boas ou más que sejam as relações de um casal com os respetivos sogros, quando nasce um neto, tudo muda. A psicóloga Susan Newman, colaboradora do US News, sublinha que os pais têm mais poder do que imaginam.

Para evitar interferências indesejadas dos seus sogros (ou até dos seus pais), é necessário estabelecer limites. Os entendimentos que forem alcançados com os avós ajudarão a evitar ingerências à medida que o seu filho for crescendo. Até porque, mesmo que goste muito dos seus sogros e não deseje de todo excluí-los da educação da criança, também precisará de proteger o seu espaço pessoal, bem como o espaço do bebé.

Como é melhor prevenir do que remediar, Susan Newman dá-lhe seis dicas para se defender de interferências irritantes e, ao mesmo tempo, manter um bom relacionamento com os seus sogros:

Diga para telefonarem antes

Muitas vezes os sogros pensam que, por serem da família, podem aparecer de surpresa e quando lhes apetece. Não pode ser. Têm de telefonar antes. Certifique-se de que eles entendem que não podem bater-lhe à porta sem verificarem primeiro se o horário é oportuno. O bebé pode estar a dormir ou os pais podem estar a precisar de descansar. Não deixe de enfatizar o quanto você gosta que eles visitem o novo neto e se aproximem dele, mas lembre-lhes o quão caótico pode ser a vida com um recém-nascido em casa e que o horário de sono do bebé é completamente imprevisível.

Evite guerras de avós

É muito raro os avós de ambos os lados terem um acesso igual aos netos. De repente, é possível que um dos lados ache que passa menos tempo com a criança do que o outro. As tensões podem começar a acumular-se e, de repente, dá-se uma competição entre avós. Para travar o ciúme, lembre aos avós que se sentem preteridos a quantidade de tempo de qualidade que costumam passar com o neto e como serão uns excelentes modelos na educação da criança.

Mantenha as suas decisões

É esperado que aceite sugestões dos avós sobre como cuidar do bebé. Os conselhos podem variar e vão desde a melhor forma de amamentar ou preparar o biberão, até à melhor maneira de adormecer o bebé ou de vesti-lo para ir à rua. Uma enxurrada de dicas pode parecer uma enxurrada de críticas indesejadas. Em vez de abraçar cegamente esses conselhos, ou rejeitá-los a todos, pergunte a si próprio se acredita nas opções que tomou acerca desses assuntos. Se acredita nelas, ouça os conselhos, sim, mas mantenha as suas decisões.

Faça concessões

É frequente os avós cuidarem dos netos de uma maneira diferente da sua, ou até mesmo que não seja do seu agrado. Por exemplo, quando adormecem o bebé ao colo. Avalie se a atitude se torna particularmente insistente e intrusiva, mas lembre-se que, por causa de algumas diferenças, não vale a pena discutir. Faça concessões sempre que puder. Se o que a avó faz não atrapalhar permanentemente a rotina do bebé (ou a sua), deixe estar assim. Mas quando o caminho não é decididamente o seu, pode sempre lembrar que as novas tendências da psicologia e da pedagogia também têm os seus méritos.

Delegue-lhes tarefas

A maioria dos sogros percebem que os pais precisam de ajuda e querem ser úteis – mas quando a ajuda torna a sua vida mais complicada, pode ser difícil confrontá-los. Pense, então, em coisas que eles podem fazer e que facilitarão a sua vida. Considere que os seus sogros são bons e gostam de ajudar. Atribua-lhes tarefas para as quais você não consegue arranjar tempo, nem ânimo ou então que se sente confortável em delegar, como lavar roupa, fazer compras, preparar o jantar, meter gasolina no carro ou montar equipamentos e móveis. Ter os sogros a cuidar do trabalho que não consegue fazer é uma bênção que nem imagina e, ainda por cima, reduz o stress.

Ponha-os na ordem

Algumas situações familiares exigem uma postura firme. Uma curta visita pode transformar-se numa visita interminável. Alguns pais novos adoram a presença dos sogros, especialmente se se derem bem com eles, mas outros consideram as visitas longas demasiado sufocantes. Aí é altura do filho ou da filha explicar que a situação não está a ser boa para ninguém. Os avós podem pensar que estão a tentar mantê-los longe do bebé, mas os pais devem explicar e deixar bem claro quais são os melhores momentos para visitar o neto e que ninguém os quer afastar da criança. Mais do que nunca, como novos pais, precisam ser uma equipa, apoiando-se mutuamente em questões que envolvam o relacionamento com os avós. Um bebé na família é uma oportunidade de iniciar um relacionamento com os sogros de forma pacífica. Não abdicando das suas convicções, estabeleça padrões que lhe darão mais voz no futuro.