Crianças com menos de três anos que vêm muita televisão têm mais dificuldades de aprendizagem e de integração quando entram no jardim-de-infância, sugere um novo estudo canadiano.

 

Os investigadores analisaram a forma como os hábitos de visionamento de televisão de cerca de duas mil crianças com idades inferiores a 36 meses, da província do Quebeque, afetaram-nas quando começaram o jardim-de-infância.

 

Cada aumento de uma hora diária de visionamento de televisão acima do limite recomendado de duas horas foi associado a um vocabulário mais pobre, a menores aptidões matemáticas, a uma atenção diminuída, a capacidades físicas reduzidas e a um risco aumentado de se ser vítima de bullying por parte dos colegas.

 

«[Os resultados] sugerem a necessidade de existir, por parte dos pais, um melhor conhecimento e cumprimento das recomendações da Academia Americana de Pediatria», afirma, em comunicado de imprensa, Linda Pagani, uma das autoras do estudo e professora na Universidade de Monreal.

 

«Estes resultados são importantes porque o desempenho da criança no jardim-de-infância pode prever o seu sucesso futuro na escola e na vida», conclui a investigadora. No entanto, embora o estudo tenha relatado uma associação entre maior tempo de TV e capacidades mais reduzidas na escola, não estabelece uma relação direta de causa-efeito.

 

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças com menos de dois anos não devem ver televisão e que as crianças com mais de dois anos devem ficar limitadas a um máximo de duas horas diárias.

 

 

Maria João Pratt