O projeto pretende desafiar as crianças da comunidade local a recorrer à sua imaginação e criatividade para inventar o que nunca foi inventado e será lançado no dia 11 de novembro, às 10h00, na Escola Básica Sarah Afonso.

Com início no primeiro período do ano letivo de 2016/2017, através da celebração do Dia da Inovação, o programa será implementado nas escolas EB1/JI Alice Vieira, EB1/JI Sarah Afonso e EB1/JI Manuel Teixeira Gomes. No segundo período, será organizada uma Feira da Inovação, que consiste na resolução de desafios que apelem ao desenvolvimento de processos inovadores e criativos, ao longo de um dia.

"Inspirado na filosofia da Boehringer Ingelheim - Value through Innovation-, este programa visa sensibilizar e envolver as camadas mais jovens porque é nessas idades que a capacidade de inovar se está a formar. Ao estimular a capacidade de inovação da criança contribuímos para aumentar as suas competências cognitivas e os níveis de confiança, para superar os desafios inerentes ao processo de crescimento", explica Vanessa Jacinto, responsável da empresa.

A primeira fase do programa consiste na oferta de uma caixa recheada de materiais diversos, cartões de desafio e fichas pedagógicas, devidamente enquadrados no programa escolar do 1.º ciclo e validados pela Direção-Geral da Educação. As crianças, com a ajuda dos professores, poderão utilizar os materiais disponíveis para concretizar os desafios ao longo do ano letivo.

Participação da família

A iniciativa prevê igualmente a participação dos avós, para realçar a importância da partilha de conhecimentos entre as diferentes gerações, tendo subjacente uma lógica de investigação-ação, experimentação, inovação.

"O conhecimento que os avós possuem sobre a utilização dos materiais oferece confiança às crianças, possibilitando que estas abram as asas à sua imaginação e capacidade de criar, a partir dos elementos já existentes", explica a farmacêutica em comunicado. O programa tem o apoio da Boehringer Ingelheim e dos seus colaboradores em regime de voluntariado.