A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) lança hoje o concurso “A nossa escola pela não-violência”, destinado aos alunos e escolas do 3º ciclo do ensino básico e secundário na promoção de comportamentos não violentos nas relações de intimidade.
O concurso é realizado em colaboração com a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), no âmbito da campanha nacional contra a violência no namoro.
A Campanha Nacional Contra a Violência no Namoro decorre no período de 2008/2009 e pretende dar resposta aos números que apontam para uma elevada percentagem de jovens e adolescentes vítimas de algum tipo de violência durante uma relação de namoro.
A violência nas relações de intimidade começa muitas vezes antes do casamento – 25 por cento de jovens portugueses entre os 15 e os 25 anos já terão sido vítimas de violência no namoro (MACHADO, Carla, MATOS, Marlene e MARTINS, Carla (2008) “Violência nas relações de Intimidade”. Universidade do Minho).
No caso das relações de namoro, pretende-se desmistificar entre adolescentes e jovens a ideia de que os ciúmes ou outras formas de controlo são “normais” ou sinais de amor.
Os alunos são convidados a elaborar produtos e acções de sensibilização que promovam relações interpessoais de intimidade baseadas no respeito mútuo.
Para participar no concurso, os alunos de todas as escolas do país são convidados a elaborar trabalhos ou acções numa das quatro categorias:
- Produto multimédia (vídeo, dvd, cd-rom, entre outros);
- Cartaz ou poster; - Construção de outros materiais, com recurso a Tecnologias de Informação;
- Comunicação; Eventos (concertos, exposições, acções sensibilização, teatro).
Será atribuído um prémio à escola ou turma, e professor responsável, que apresentar o melhor trabalho em cada categoria, num total de oito prémios no valor de 2500 euros cada.
Será ainda distinguido “O melhor Projecto Global” apresentado em cada um dos dois níveis de ensino, no valor de 5 mil euros cada.
Todos os prémios serão convertidos na aquisição de bens/serviços que vão de encontro aos interesses/necessidades da escola ou turma vencedora.
Para mais informações sobre o concurso, deverá consultar o site www.cig.gov.pt
12 de Dezembro de 2008
Veja ainda: Adolescentes com acne
PC e telemóveis massificados junto dos jovens portugueses
Acne na adolescência
Estudo alia sexo na TV a gravidez na adolescência

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.