O World Play Day, Dia Internacional do Brincar, comemora-se desde 1999 por iniciativa de Freda Kim, presidente da International Toy Library Association (ITLA).
Este ano a mensagem da educadora Freda Kim para o 28 de maio enfatiza a importância do ato: “O “Dia Internacional do Brincar” deve ser um dia de atenção total ao outro, entre gerações. Um dia no qual as crianças e os adultos fazem o que querem. Um dia relaxante, que enfatiza as relações interpessoais. Não é preciso parar o mundo por um dia. Nós brincamos e jogamos na nossa casa, escola ou local de trabalho. Talvez esteja a descrever uma atitude e não uma atividade. Um dia divertido, que estimula a interação entre adultos e crianças, promovendo o crescimento saudável de ambos. Se todos conseguirmos fazer isto, todos os anos no mesmo dia, em diferentes partes do mundo, teremos o Dia Internacional do Brincar”.
Teresa Dias, psicóloga, acrescenta, a este propósito, que “o brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. E não pode, nem deve ser desvalorizado, retirando-lhe o seu valor educativo “.
Para a nossa interlocutora, o brinquedo é um objeto de desenvolvimento: “Através da brincadeira, a criança aprende a seguir determinadas regras, aprende a socializar, aprende a interagir e também aguça a sua curiosidade. Não há nada de errado em brincar…pelo contrário. Sói valoriza o crescimento do ser humano”.
28 de maio de 2012

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.