Investigadores do Reino Unido identificaram os sintomas de depressão que são passíveis de causar dificuldades na execução das atividades parentais, dá conta um estudo publicado na revista Psychological Medicine.

 

A equipa da Universidade de Exeter analisou vários estudos anteriores e constatou que os pais com depressão podem estar emocionalmente menos disponíveis e como consequência sentem vergonha e culpa relativamente ao seu papel na parentalidade.

 

Este trabalho também sugere que os problemas de memória, um dos sintomas da depressão, pode afetar a capacidade dos pais definirem objetivos apropriados para a fase de desenvolvimento em que os seus filhos se encontram.

 

Nas semanas após o nascimento, a interação da mãe com a criança conduz a alterações estruturais no cérebro que a ajuda a responder às necessidades do bebé. Estas alterações podem também ocorrer nos membros masculinos do casal.

 

Contudo, no caso de os pais estarem deprimidos, a frequência destas interações não ocorre à cadência desejada. Isto pode impedir o desenvolvimento das alterações cerebrais e, consequentemente, resultar em dificuldades na realização de atividades parentais que, em última análise, podem conduzir ao aparecimento de problemas comportamentais nas crianças.

 

«Analisámos vários estudos e identificámos múltiplos fatores que associaram a depressão dos adultos com a realização das atividades parentais», revelou, em comunicado de imprensa, Lamprini Psychogiou, uma das autoras do estudo.

 

«Este trabalho irá ajudar a identificar áreas da investigação necessárias para desenvolver intervenções que irão impedir a transmissão de problemas mentais de uma geração para a outra. Esperamos que este estudo ajude tanto os pais com depressão quanto os seus filhos», acrescentou a investigadora.

 

Em estudos futuros, irão ser testados os mecanismos que associam a depressão nos adultos à sua dificuldade na parentalidade. Um melhor conhecimento destes processos vai permitir o desenvolvimento de tratamentos mais específicos e potencialmente mais eficazes, concluem os autores do estudo.

 

 

Maria João Pratt

.

.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.