No âmbito da “Missão Saúde Oral”, uma parceria entre a Colgate e a Associação Portuguesa de Higienistas Orais, a Colgate realizou um inquérito para identificar os principais desafios que os pais portugueses enfrentam na área da saúde oral infantil. As conclusões revelam uma grande oportunidade de melhoria na higiene oral das crianças portuguesas.

As conclusões demonstram que muitas crianças não escovam corretamente os seus dentes e por isso existe um empobrecimento da saúde oral da população infantil portuguesa.

O inquérito foi realizado pela agência de research Toluna em janeiro de 2015 e aplicado a uma amostra de 500 mulheres portuguesas, com um ou mais filhos, de idades compreendidas entre os 2 e os 7 anos.

De forma global, os pais revelam dificuldade em conseguir que os filhos façam a correta escovagem dentária quer em termos de tempo que dedicam à higienização oral, quer à forma e abrangência da lavagem.

Segundo o estudo, 31,4% das mães revelou que tem alguma ou muita dificuldade em fazer com que os seus filhos lavem os dentes de forma regular e quase metade ( 47,6%) das inquiridas refere que os filhos não escovam os dentes durante tempo suficiente.

Por outro lado, 40% das crianças apenas escova os dentes da frente e mais de 12% dos filhos das inquiridas já teve um ou mais dentes extraídos.

Todas as inquiridas estão conscientes da importância de ter uma correta higienização oral na infância. Sabem também que os pais têm um papel fundamental nesta área, e tentam incentivar os filhos à escovagem dentária através de diferentes estratégias, no entanto ainda existem alguns pais que não levam as crianças com a regularidade necessária ao dentista ou higienista oral.

Segundo Carlos Pereira, higienista oral e responsável pelas Relações Profissionais da Colgate em Portugal, "é muito importante evitar as doenças orais com atos de prevenção simples, que devem ser diários e partilhados em família".

"Podemos conservar a nossa saúde oral para toda a vida. É importante ensinar desde cedo às crianças os cuidados de higiene oral corretos. Os pais devem começar por dar o exemplo: cuidar bem dos seus próprios dentes passa a ideia de que a saúde oral é algo a valorizar", conclui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.