“O mais relevante não é saber se é escola pública ou privada, é saber que projeto é que tem. A escola neste momento não está a servir bem, nem as crianças, nem os professores e temos que mudar o paradigma”, sustentou a deputada da IL, Carla Castro.
Depois de o grupo parlamentar da IL ter visitado dois estabelecimentos de ensino da cidade de Coimbra, Carla Castro sublinhou a necessidade de se colocar o aluno e o professor no centro das decisões que se tomam em relação às escolas.
“O que deve ser diferenciador não é a posse da escola, não é se é público ou privado. É o acesso à educação: a uma boa educação”, acrescentou.
Aos jornalistas, a deputada da IL lamentou que sejam alocados “poucos recursos” ao ensino profissional, quando “os países mais desenvolvidos têm uma via profissionalizante bastante forte”.
“O que nós vemos é que há projetos de grande qualidade, mas há ainda muita discriminação. Discriminação essa, por exemplo, em relação aos manuais gratuitos, em que o ensino profissional não é abrangido”, apontou.
Carla Castro garantiu ainda que a IL vai continuar a apresentar propostas para a educação, em todos os ciclos de ensino.
“Ao nível do desempenho, da autonomia, da descentralização e de funcionamento transversal”, concretizou.
As primeiras jornadas parlamentares da Iniciativa Liberal arrancaram segunda-feira em Coimbra, sob o lema “Crescer em Portugal” e com enfoque especial nos problemas da educação.
A sessão de encerramento está agendada para as 18:00 e estará a cargo do presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo.
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