A dislexia pode ser uma das causas do insucesso escolar, na medida em que mais de 70% da população escolar com dificuldades de aprendizagem sofre de dislexia.

 

Segundo ações de “rastreio de dislexia” realizadas pela Clínica Clipêutica, concluiu-se a existência de uma percentagem preocupante de crianças com perturbações emocionais associadas a dificuldades escolares acentuadas. De facto, 76% dos rastreados que tinham terminado o 1º ano de escolaridade com insucesso escolar já apresentavam vários sinais de perturbação emocional: dores de cabeça, sono agitado, nervosismo, choro fácil, dores de barriga e perda de apetite. Os sintomas de perturbações no sono, que nem sempre são percebidos pelos pais, são um dos mais importantes indicadores de ansiedade e de sofrimento.

 

O rastreio dos pré-requisitos para a entrada no 1º ciclo vai avaliar um conjunto de aptidões básicas, necessárias à aprendizagem escolar da leitura, escrita e cálculo. São avaliadas áreas tais como a compreensão verbal, a aptidão numérica e a aptidão percetivo-visual.

 

A entrada na escola é um marco importante na vida das crianças e dos seus familiares. Representa o assumir de novas regras, deveres e responsabilidades. A criança passa de uma fase fortemente marcada pela realização de atividades da exclusiva responsabilidade da educadora de infância, para um momento da vida em que lhe começa a ser exigido que aprenda a ler, escrever e contar de uma forma natural.

 

No entanto para que a criança consiga responder a esta nova exigência tem de estar preparada. A criança tem de ter competências linguísticas, percetivas, cognitivas e motoras adequadas e necessárias a essa aprendizagem.


Todas as crianças têm o seu ritmo de desenvolvimento, no entanto nesta fase é importante garantir que a criança está pronta para iniciar este novo processo de aprendizagem. É por essa razão que esta avaliação é de extrema importância, na medida em que identifica áreas onde poderão existir algumas falhas, sendo necessário estimular a criança antes de enfrentar o novo desafio. Esta estimulação vai facilitar a aprendizagem das novas aquisições assim como vai preservar a saúde emocional da criança, facilitando o percurso escolar.


É a pensar na importância de um diagnóstico precoce que a Clínica Clipêutica vai realizar rastreios no âmbito do seu programa together, procurando assim identificar as causas que podem estar na origem do insucesso escolar. No próximo dia 10 de maio realizar-se-á um rastreio de dislexia e no dia 17 de maio um rastreio dos pré-requisitos para a entrada no 1º ciclo. Estes rastreios são gratuitos e os interessados podem inscrever-se através do email geral@clipeutica.pt ou telefones 22 902 09 87/ 93 745 28 57. O objetivo destes rastreios é dar resposta social às crescentes preocupações dos pais em relação ao insucesso escolar dos filhos.

 

Por SAPO Crescer