Agora as futuras mães já podem ficar a conhecer melhor os seus bebés antes de nascerem, com as ecografias emocionais 3D e 4D.

 

Estas são designadas assim por não serem de diagnóstico. Portugal já tem dois centros que as realizam a funcionar, um em Lisboa e o outro em Leiria.

 

Até ao final de 2013, está previsto que a Ecox 4D abra mais cinco. Em entrevista à Saber Viver, Amadeo Blanquer, diretor-geral da empresa, explica como funciona este tipo de ecografias, aponta o que as difere das tradicionais e ainda refere como esta nova e moderna tecnologia poderá potenciar o vínculo materno-filial, fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança.

 

Em que é que uma ecografia emocional difere das ecografias de diagnóstico?

As ecografias de diagnóstico são realizadas através da tecnologia 2D. São imagens a preto e branco, planas, de difícil interpretação para os papás. As ecografias emocionais da Ecox 4D recorrem à mais avançada tecnologia 3D e 4D e são realizadas num ambiente tranquilo, sem pressas e caloroso, de modo a dar tempo ao bebé de nos mostrar o que está a fazer naquele momento e permitir aos papás desfrutarem dele.

 

As ecografias emocionais em 3D e 4D são um complemento às ecografias de diagnóstico. Os principais objetivos são potenciar o vínculo afetivo mamã/bebé (ou papás) e dar oportunidade aos futuros pais de conhecerem o seu filho antes do nascimento.

Que diferenças tecnológicas apresentam as ecografias 3D, as 4D e as médicas?

As ecografias de diagnóstico originam imagens planas, a preto e branco (2D). Acrescentando volume a estas ecografias, obtemos o 3D, uma imagem mais realista e tridimensional do bebé. Acrescentando movimento ao 3D, teremos o 4D. Vemos o que o bebé está a fazer em tempo real.

O que é que se vê nas ecografias 3D? E nas 4D?

Nas ecografias 3D, vemos imagens estáticas do bebé. Com o 4D, conseguimos ver o que os bebés estão a fazer em tempo real. As suas expressões, os seus gestos, os seus movimentos dentro do ventre materno. Se estão a sorrir, a bocejar, a abrir os olhos, a chuchar no dedo, a beber o líquido amniótico…

Por que é que este tipo de ecografias é o complemento perfeito do diagnóstico médico?

As ecografias de diagnóstico são extremamente importantes para se obter a informação de que está tudo bem com a saúde do bebé. A partir do momento em que se tenha o diagnóstico, chegou a altura das emoções, de desfrutar do bebé, sem pressas nem ansiedades, através da ecografia emocional, na companhia de quem se desejar.

 

Este tipo de ecografias permite aos futuros pais conhecerem o seu filho antes de nascer e poderem partilhar esses momentos com a família e até mesmo com a criança, mais tarde. É uma experiência única, especial e inesquecível para as grávidas.

Quais são as mais-valias da ecografia emocional?

É a oportunidade para desfrutar do bebé, de poder ver em tempo real os seus gestos e as suas posições preferidas e de partilhar este momento único com os familiares e amigos que quiserem.

Os pais podem levar gravações destas ecografias para casa? Em que formatos?


Os pais podem escolher o material que desejam levar para casa. Temos vários pacotes de sessões, desde CD com fotos, DVD com vídeo (personalizado com música de fundo), CD com áudio do batimento do coração do bebé e fotos impressas personalizadas.

Por que é que se pensa que esta tecnologia poderá potenciar o vínculo materno-filial?

Ao estarem tão perto do seu bebé, ao visualizarem uma imagem tão real do mesmo, os pais tomam mais consciência da gravidez e isso é benéfico para o estabelecimento do laço afetivo. As ecografias emocionais constituem um reforço muito positivo sobre a motivação para fazer face aos desafios inerentes à gravidez. A ansiedade de algumas mamãs diminui e melhora a capacidade destas para colaborar em benefício da gestação, adotando um estilo de vida até mais saudável.

Qual é a duração das sessões?


Os papás poderão decidir qual a duração da sua ecografia. Entre 15 a 20 minutos ou entre 25 a 30 minutos, conforme a sessão que escolherem.

Quantas mulheres já fizeram sessões de Ecox4D em Portugal?


Desde o final de setembro de 2013, contribuímos para a felicidade de mais de 800 mamãs. E Leiria foi a cidade escolhida para receber o segundo centro Ecox 4D.

Qual é a perspetiva de adesão às ecografias emocionais no nosso país?


A aceitação por parte das grávidas e famílias ao conceito da Ecox 4D tem sido extremamente positiva e tem vindo a crescer de mês para mês. As mamãs percebem que se trata de um momento muito especial da sua gravidez.

 

Quanto custa fazer uma ecografia 3D e 4D?


O valor depende da duração da ecografia e do material que os papás desejarem levar para casa. Pode ser um CD com fotos (sessão 4D mini ou sessão básica), um CD com fotos + DVD com vídeo da ecografia (sessão contemplação) ou um CD com fotos + DVD com vídeo + CD com o áudio do batimento cardíaco (sessão sound). A partir de 79 € (sessão 4D mini) é possível realizar a primeira reportagem gráfica do bebé.

 

Temos também disponível uma sessão especial para gémeos (sessão gemelar). Para além destas sessões de ecografia 4D temos outros complementos disponíveis nos nossos centros, como é o caso da textura pele HD e crescimento, para além de várias parcerias. E há um dado muito importante que gostaríamos de destacar. Se o bebé não se deixar ver, repetimos a sessão sem custos.

 

Texto: Filipa Basílio da Silva

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.