O alerta da Sociedade Americana de Pediatria parte do princípio de que os sumos podem causar danos na saúde como, por exemplo, o estímulo ao consumo exagerado de açúcar e de produtos industrializados.

A instituição recomenda que os bebés ingiram sumos de fruta somente a partir de um ano de idade e, mesmo assim, em pequenas quantidades. A dose recomendada é de 113 gramas por dia para crianças de um a três anos de idade e até 170 gramas diários para crianças dos quatro aos seis anos.

A Sociedade Americana de Pediatria sublinha que a ingestão precoce de sumos não contribui para a saúde nem para uma dieta equilibrada das crianças e que, pelo contrário, pode ser uma porta de entrada para outras bebidas bem menos saudáveis.

Segundo esta instituição, crianças que beberam sumos precocemente em vez de comerem fruta têm maior tendência para consumir refrigerantes e bebidas açucaradas. A fruta possui mais fibras e menos açúcares que os sumos e a quantidade de fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Se os próprios pais assumirem que sumo é igual a fruta, então não estarão a passar a mensagem certa.