Nos primeiros tempos de vida, o desenvolvimento social e comportamental do bebé vai depender muito de como se interage com ele e da experiência sensorial.
«O toque tem tudo a ver com a pessoa que o bebé se vai tornar. Nenhum bebé se pode desenvolver harmoniosamente em termos de autonomia, de independência e de segurança, se não tiver raízes de estimulação sensorial», explica Maria João Alvito, formadora de instrutores de massagem infantil.
As teorias da vinculação nos últimos 20 anos contrariam a ideia de que deixar o bebé sozinho pode torná-lo mais forte e autónomo. Pelo contrário, hoje defende-se que os pais devem estabelecer laços afetivos com o bebé desde cedo.
Conselhos aos pais
O segredo é transformar cada momento numa oportunidade de proximidade com o bebé:
- Os mimos e as cócegas durante o banho, a higiene e a limpeza são um meio único para estimular e criar interações com o bebé.
- Carregar o bebé junto ao corpo ajuda a criar uma maior proximidade com o seu filho.
- A massagem pode ser um meio potenciador para o bebé, sobretudo nos casos dos bebés com necessidades especiais ou quando a vida dos pais os leva a ter menos tempo para estar com o bebé.
- São muito estimulantes as atividades para os bebés desenvolverem com a família fora do ambiente de casa: natação, música, dança teatro, entre outras.
Texto: Ana Margarida Marques
Siga este e outros temas sobre parentalidade no Facebook O Nosso Bebé.
Comentários