Embora seja natural que as crianças tenham um sono mais leve, não é natural que as crianças acordem várias vezes durante a noite, se isso acontece é porque existe algo que está a atrapalhar o sono. Depois do primeiro trimestre do bebé, quando este aprende a distinguir o dia da noite, o que dita o seu ritmo de sono são as atitudes dos pais. E a melhor forma de tudo correr bem é fixar horários e cumpri-los, bem como seguir algumas sugestões que farão com que seja mais fácil o seu filho dormir bem.

Evite grandes estímulos antes da hora de dormir - Não é aconselhável que permita que o seu filho esteja a brincar até à hora de ir para a cama e de repente mandá-lo dormir. O ideal é que evite atividades que envolvam grande agitação antes de ir dormir e que opte por uma conversa ou pela leitura de uma história para que a criança relaxe.

Evite ler ou criar histórias com um elemento mau - É importante que não introduza personagens más nas histórias, especialmente se o seu filho tiver mais de dois anos, pois isso fará com que a criança tenha medo e fique inquieta.

Evite ceder facilmente às birras - Não deve ir frequentemente ao quarto e, no caso da criança estar a chorar ou chamar, não deve pegá-la logo ao colo. Opte primeiro por tentar conversar e acalmá-la, pois pegá-la ao colo pode fazer com que fique ainda mais desperta.

Não permita que o seu filho fique dependente da sua presença para adormecer - O seu filho deve aprender a adormecer sozinho sem ter de depender da presença de um adulto para lhe fazer companhia. Levá-lo à cama quando ele estiver com muito sono e sair do quarto quando ele estiver quase a adormecer pode evitar que se crie essa dependência.

Tenha uma rotina - Deve deitar o seu filho sempre à mesma hora e criar uma rotina de atitudes que antecedem a hora de dormir. Por exemplo: tomar banho, lavar os dentes, ler uma história, dar um beijinho ao pai e à mãe.

Evite que a criança a adormeça noutro lugar - As crianças despertam várias vezes durante a noite e ao despertarem confirmam se estão ou não no mesmo lugar, por isso, para evitar que a criança se assuste é indicado que adormeça na sua cama.

Assegure-se de que a criança dorme a sesta - Até aos três anos é indicado que as crianças durmam 12 a 14h e que durmam a sesta, no entanto, a sesta não deve prolongar-se depois das 17h ou 18h horas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.