Tentar disciplinar um bebé de 8 meses poderá por vezes parecer fútil – é demasiado pequeno para entender as suas “lições”.

No entanto, existem algumas dicas para aumentar a probabilidade de vir a tornar-se numa criança bem comportada:

Realce o positivo. Não espere que faça algo errado, em vez disso, reconheça o seu bom comportamento. As acções disciplinares que tomará mais tarde serão mais eficazes se o bebé as puder comparar com a boa reacção que demonstra quando se comporta de forma correcta.

Pratique uma disciplina simples. Se pensa que deve disciplinar o seu bebé – por exemplo, se estiver em causa a segurança — tente manter uma reacção o mais natural possível. Dizer “não” calmamente mas com firmeza e desviar a sua atenção para outra coisa funciona melhor. Tente não desanimar se o bebé repetir o mau comportamento. A sua persistência acabará por dar frutos.

Demonstre o seu amor. Para um bebé, obter o que quer significa que é amado. Quando não consegue levar a sua avante, é importante assegurar-lhe que continua a apoiá-lo e a amá-lo reagindo à sua angústia de forma afectuosa e compreensiva. Evite castigos, pois o bebé ainda é demasiado novo para os entender.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 8 meses, Quarta semana
Quando é que o meu bebé terá mais cabelo?
O seu bebé está feliz?
Dicas essenciais para a ligação entre o pai e o bebé
O que fazer se o meu bebé chorar no avião
Criar um ambiente seguro para o sono do seu bebé

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.