Estes auxiliares para o sono podem ajudar o seu bebé a adormecer, mas evitam que ele aprenda a adormecer sozinho o que pode também ser um problema se o bebé acordar a meio da noite. Tocar música gravada ou ruído ambiente, embalar, dar de mamar e dar a chupeta — até ele adormecer profundamente – são outros exemplos de auxiliares para o sono que podem criar dependência na hora de dormir e, ao longo prazo, fazer com que o bebé perca a sua capacidade natural de adormecer.

É importante ensinar os bebés a adormecer sozinhos. Um dos melhores auxiliares é ter um ritual da hora de dormir que acalme e sossegue o bebé ao ponto de ele ficar pronto a deitar-se e a adormecer sozinho. Mantenha a mesma rotina todas as noites e inclua as mesmas actividades, pela mesma ordem. (Também pode deixar o bebé chuchar no dedo até ter cerca de 2 anos.)

O ritual da hora de dormir que criar deverá excluir outros auxiliares — auxiliares externos de que o bebé dependa para adormecer. Pode incluir o banho, a mudança da fralda, a leitura de um livro, uma canção ou mimos na sua rotina. Estas actividades deverão ser utilizadas para acalmar o bebé mas não para o adormecer. De um modo geral, se achar que o seu bebé não tem sono quando o vai deitar, tente reduzir as horas de sesta.

Se o bebé insistir na sua companhia ou chorar por um determinado auxiliar do sono, resista de forma meiga, mas consistente e firmemente. Alguns especialistas sugerem sair do quarto do bebé e aguardar cinco minutos antes de regressar, mantendo o tempo de permanência reduzido. Aguarde um pouco mais para responder a chamadas subsequentes."

À medida que o seu bebé cresce, ele pode ficar mais ligado a uma determinada mantinha, peluche ou outro objecto que pode utilizar — e que controla — para o ajudar a adormecer. Estes objectos, como o chuchar no dedo, são considerados auxiliares positivos porque ajudam a criança a adormecer sozinha — e não dependem da sua presença. Ao disponibilizar estes objectos, tenha no entanto atenção que os objectos macios e peludos aumentam o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 6 meses, Quarta semana
Porque é que o bebé morde o mamilo?
Como conseguir que o bebé durma a noite inteira
Prós e contras de dormir com os pais
Técnicas de descontracção para os pais
Crie o seu próprio refúgio para amamentar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.