Num comunicado oficial emitido, José Maria Tallon e Sofia Ribeiro confirmaram que decidiram separar-se "por mútuo acordo". Ainda não falam em divórcio, mas fontes bem informadas garantiram a SapoFama que esse será o passo seguinte.

Tallon e Sofia casaram-se há cerca de quatro anos em Itália. Ela, gestora de profissão, estava a viver na Suíça, enquanto o médico espanhol permanecia em Lisboa, cuidando das suas clínicas. Segundo vários observadores, a distância explica em grande parte este desfecho.

Não têm filhos em comum, apesar de Tallon ser pai de três rapazes e duas raparigas, fruto de anteriores relações (primeiro com a espanhola Carmen e, depois, com Catarina Fortunato de Almeida.

Enviado às redacções por Duarte Siopa, porta-voz do casal, o comunicado conjunto de Tallon e Sofia diz o seguinte: "Caros amigos,

Vimos por este meio esclarecer, de uma vez por todas, o motivo da nossa separação.

A nossa separação tem a ver com uma série de circunstâncias pessoais e de trabalho, que só aos dois diz respeito, e em nada tem a ver com terceiras pessoas de ambas as partes.

Há mais ou menos 2 meses pensámos na possibilidade de pôr fim ao nosso casamento, mas foi há 1 mês que realmente decidimos avançar com a nossa separação, que foi muito ponderada e de mútuo acordo.

Conhecemo-nos no ano de 1996, fomos amigos durante uns anos, namorámos e decidimos então casar. Começámos a trabalhar juntos e agora, depois de uns anos de vida em comum, decidimos que estava na hora de cada um seguir a sua vida.  

Somos muito amigos e iremos continuar a sê-lo e a trabalhar juntos pelo sucesso das clínicas Dr. Tallon.

Agradecemos todo o carinho e respeito com que sempre nos trataram na Imprensa e esperamos que tenham em atenção que existem crianças pequenas que sofrem com alguma notícias que não correspondem á verdade.

Esperamos que com este comunicado este assunto fique esclarecido e encerrado.

Atenciosamente,

Sofia Ribeiro e José Maria Tallon."