O príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, deu à namorada de longa data, a plebeia Kate Middleton,o anel de noivado que pertenceu a sua mãe, a falecida princesa Diana.

Kate apareceu ontem com o anel no dedo num encontro dos noivos com a Imprensa, no palácio de St. James, em Londres, horas depois de o príncipe Carlos ter anunciado oficialmente que haverá boda real na Primavera ou Verão de 2011.

"Este anel é muito especial para mim e Kate também é agora muito especial para mim", disse William aos jornalistas. "E é também uma maneira de assegurar-me que minha mãe não perde um dia como este: a emoção e a notícia de que vamos estar juntos o resto das nossas vidas", acrescentou o príncipe.

Kate declarou, por seu turno, que "o anel é bonito" e que vai "cuidar bem dele". E revelou ter ficado em estado de choque quando William a pediu, inesperadamente em casamento, no mês passado, durante uma viagem ao Quénia: "Na verdade - contou ela - , não estava nada à espera. Foi um choque total quando aconteceu e eu estou muito excitada e feliz".

William disse, a propósito, que já andava há bastante tempo a planear o pedido de casamento, mas que ainda andou pelo menos três semanas com o anel no bolso antes de o fazer.

O príncipe e Kate, ambos de 28 anos, conheceram-se em 2001, quando estudavam na Universidade de St.Andrews, na Escócia. Um ano depois começaram a namorar. E agora, finalmente, preparam-se para protagonizar um dos mais mediáticos casamentos de sempre, comparável, pelo menos, ao de Carlos e Diana em 1981.