Anthony Bourdain, o popular apresentador do programa de viagens e gastronomia “No Reservations”, que podemos ver na SIC Radical, esteve em Lisboa a gravar um episódio onde mostrará “os sítios que os portugueses frequentam às duas da manhã quando estão bêbados e não só…”

Bourdain, que esteve oito dias na capital, comeu bifanas, polvo grelhado com uma família de pescadores, apreciou as tentativas de inovação da comida de alguns “chefs” portugueses que continuam a respeitar a tradição e realizou um sonho pessoal – conheceu o escritor António Lobo Antunes, com quem foi aos fados.

“Lobo Antunes é um autor que admiro muito”, disse Bourdain numa conferência de imprensa depois da semana de filmagens. “E sinto-me muito honrado por ele aceitar. Esqueci-me completamente das câmaras – só queria falar com o tipo que escreveu alguns livros que eu considero clássicos magníficos e intemporais. É uma conversa que hei-de recordar a vida toda”, foi assim, visivelmente satisfeito que Anthony Bourdain falou do seu encontro com o escritor português.

Da comida leva na memória o polvo que pescou e comeu com uma família de pescadores: “Comemo-lo grelhado, com batatas cozidas, azeite, um pouco de alho, e um vinho barato mas delicioso”. Adorou, igualmente, os camarões grelhados com sal e azeite – “de cortar a respiração” - e, claro, as bifanas de porco “fritas em óleo sujo”.

“Mas também comi coisas óptimas, feitas por chefes modernos, que estão a tentar levar a comida portuguesa para o futuro, mas ao mesmo tempo honrando as tradições”, confessou. “E isso é algo que me interessa muito em qualquer parte do mundo – o honrar o passado nas tradições culinárias”.

O episódio sobre Lisboa passará nos Estados Unidos em abril do próximo ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.