Quase metade dos portugueses (49%) efetuam as suas reservas de viagens tendo em conta a cozinha local do destino, ficando apenas atrás dos italianos (63%), revela um estudo apresentado pela eDreams, que contou com a participação de mais de 12.000 consumidores de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, EUA, Itália, e Espanha.

Uma percentagem significativa de portugueses também procura evitar cadeias de restauração para apoiar os negócios locais quando estão em viagem, surgindo, igualmente, no segundo posto com 31%, apenas atrás dos suecos (38%).

De acordo com o estudo apresentado pela eDreams, a esmagadora maioria dos portugueses (83%) afirma que prova a cozinha local em restaurantes quando viaja. Para além disso, 39% dos portugueses afirma que vai a festivais e mercados de comida de rua quando viaja, ficando apenas atrás dos italianos (43%) e dos norte-americanos (42%).

Itália, o destino gastronómico de eleição

No que diz respeito aos destinos que escolheriam para realizarem uma viagem inspirada pela comida local, 67% dos portugueses vão ao encontro das escolhas dos restantes países envolvidos neste estudo, optando por Itália como o destino gastronómico de eleição.

Mais de metade dos portugueses (55%) admitem comer mais gelados quando estão de férias, comparativamente ao resto do ano. Porém, nem tudo o que se come nas férias é menos saudável do que aquilo que se come normalmente. Por exemplo, atrás dos gelados, 36% dos portugueses inquiridos admitem comer mais peixe nas férias e 35% admitem comer mais fruta.

Veja aindaEstas 17 comidas saudáveis (de certeza) que nunca provou