A Lonely Planet está a aconselhar os turistas mais aventureiros a fazer férias no norte de Portugal. Num artigo que acaba de publicar no seu site, a reputada editora de guias de viagem australiana sugere idas ao Porto, a Braga e a Guimarães mas, sobretudo, visitas ao parque nacional da Peneda-Gerês e ao Pena Aventura Park, em Ribeira de Pena. "Não precisa de ir muito longe", avisa, logo de início, a jornalista Kirsten Henton.

"Se procura aventura, mas o Portugal que conhece é só olival, sobreiros, praias varridas pelo vento e cidades animadas, está na altura de voltar atenções para o norte. Não é preciso ir longe. A menos de 100 quilómetros do Porto, há uma região montanhosa que tem uma história, um clima, uma paisagem e tradições próprias", explica. "A verdadeira beleza do norte de Portugal encontra-se no seu vasto ar livre", assegura.

20 razões que fazem de Portugal o melhor destino europeu da atualidade
20 razões que fazem de Portugal o melhor destino europeu da atualidade
Ver artigo

"Aqui, a paisagem elevada e escarpada é uma manta de retalhos de florestas de pinheiros perfumadas, desfiladeiros, pedras de granito e gado em movimento, pontuada por riachos e explosões sazonais de cor [proveniente da existência] de abundantes árvores cítricas", descreve Kirsten Henton, que aconselha os leitores da publicação a não perder o parque nacional da Peneda-Gerês. "A melhor maneira de o explorar é a pé", recomenda. "Descobrirá cascatas tentadoras, ruínas romanas e miradouros perfeitos para admirar o pôr do sol ao atravessar os trilhos que cruzam o parque", escreve ainda.

"Há percursos com diferentes níveis de distância e de dificuldade e os que gostam de observar a vida selvagem podem ver águias, cavalos, javalis e lobos", promete Kirsten Henton. O Pena Aventura Park, em Ribeira de Pena, onde existe o Fantasticable, anunciado como o maior cabo suspenso do mundo, um fio com 1,538 metros de cumprimento elevado a uma altura de 150 metros, que liga Lamelas a Bustelo.

Lonely Planet aconselha turistas aventureiros a fazer férias no norte de Portugal

"As pessoas podem voar nele a uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora", esclarece o site do parque português, que também oferece outras atividades para visitantes de todas as idades, inaugurado em 2007. O parque natural do Litoral Norte, o parque natural do Alvão, o parque natural de Montesinho e o parque natural do Douro Internacional também figuram na lista de recomendações de Kirsten Henton.

"Dirija-se, depois, para o nordeste do Porto, para o parque de diversões DiverLanhoso, em Oliveira, um ginásio ao ar livre para todas as idades, que oferece vistas simpáticas para os arredores. Além de um slide com 350 metros de comprimento, escalada e canionismo, os mais aventureiros podem atravessar um percurso de 38 pontes suspensas que lhe permitirão testar o seu equilíbrio e a sua determinação", refere.

Lonely Planet aconselha turistas aventureiros a fazer férias no norte de Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.