Lisboa é a cidade mais cool da Europa? Tyler Kord, jornalista da edição francesa da revista GQ, considera que sim! No artigo da publicação onde também responde à interrogação, são muitos os elogios à maior cidade do país e à culinária nacional. "Humilde e discreta, a capital portuguesa vê, por fim, a sua gastronomia apreciada pelo seu justo valor. E é por não ter pretensões de ser cool que acaba por sê-lo", escreve.
Tyler Kord não tem dúvidas. "A cozinha portuguesa vive o seu momento", diz. "Vemos, neste momento, muitos foodies do mundo inteiro a vir para Lisboa, o que acaba por estimular a criatividade gastronómica local, mas também coloca a cidade em risco de gentrificação", sublinha o jornalista, que recomenda, por isso, a cidade para uma food trip. Uma viagem de descoberta gastronómica, o nome da rubrica que assina.
"Nos restaurantes, toda a gente fuma", escreve logo de início, em jeito de crítica, antes de passar a elogiar o restaurante O Magano, na rua Tomás da Anunciação, 52 A, em Campo de Ourique, onde se deliciou com "uma salada de favas, uma salada de salsicha portuguesa [linguiça] e uma bela solha grelhada". A cervejaria Ramiro, no número 1 da avenida Almirante Reis, a escassos metros da praça Martim Moniz, também passou no teste com distinção. "Está cheia de turistas devido à sua excecional carta de mariscos", adverte, contudo Tyler Kord.
O artigo termina com uma referência aos pastéis de nata e aos famosos pastéis de Belém. "Quem é que pode resistir a esta criação divina, a esta casca [de massa] leve, estaladiça, quase queimada, que apresenta no meio uma profusão de creme, firme e amanteigado em simultâneo?", questiona Tyler Kord. "Ninguém, nunca, em parte alguma", responde logo de seguida o jornalista, que ficou rendido a esta iguaria.
Comentários