O mote “ano novo, vida nova” dá a muitas pessoas uma motivação acrescida para fazer alguma mudança: frequentar o ginásio, deixar de fumar, perder peso ou até mesmo mudar de emprego.

Então e se o novo ano servir de motivo para se decidir ter uma casa ainda mais organizada?

Se a ideia lhe agrada, fique, então, a conhecer cinco sugestões para que o seu lar seja um exemplo de organização ao longo de todo o ano 2020.

1. Organização passo a passo

Há pessoas que estipulam um dia por semana para fazer uma limpeza à casa. Mas esta estratégia nem sempre é útil quando não se pode ou quer dedicar várias horas num só dia a tratar das lides domésticas.

Além de que tem ainda de se considerar que (especialmente em famílias com crianças pequenas), ao fim de alguns dias, a casa pode estar novamente a necessitar de uma ‘intervenção’.

Por isso, o segredo pode passar pela limpeza e organização diárias. Significa isto que todos os dias se deve escolher uma divisão da casa para limpar o pó, aspirar e organizar. Deste modo, conseguirá ter toda a casa sempre limpa e organizada;

2.Lavar já!

A louça das refeições acumula-se diariamente na pia da cozinha? Então, mude o registo e implemente a regra de que a louça tem de ser lavada e arrumada depois de cada refeição.

Tenha ou não máquina de lavar, vai perceber que a tarefa não lhe vai ocupar mais do que uns minutos diários, para além de deixar a cozinha com uma aparência muito mais limpa e organizada.

3. Montanhas de roupa, não!

Também a roupa é uma das tarefas domésticas que mais antipatia reúne junto de muitas famílias. No entanto, é importante que não a deixe acumular na casa das máquinas, à espera que algum milagre aconteça e ela apareça limpa e dobrada dentro do roupeiro.

Assim, basta estipular um dia por semana para lavar, estender e passar a roupa a ferro para que nunca mais passe pela situação de querer usar uma peça que, afinal, ainda está à espera de ser lavada.

4. Destralhar

Todas as famílias acumulam materiais e bens supérfluos que, muitas vezes, se acumulam na arrecadação ou em algumas gavetas lá de casa. Para evitar esta situação, tire umas horas de três em três meses para, literalmente, destralhar.

A regra é apenas uma: deitar fora o que está estragado e dar a quem precise aquilo que já não tem uso em sua casa.

5. Partilhar

Longe vão os tempos em que as lides domésticas eram uma tarefa exclusivamente feminina. Ter uma casa de família é algo que exige tempo, dedicação e... partilha.

Por isso, envolva todos os elementos da sua família nos cuidados com o lar e garanta, assim, uma organização que, por ser partilhada, se torna mais fácil e rápida.

Autor: Loja do Condomínio

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.