É incontornável: o mau tempo chega e as nossas casas começam a perder a temperatura amena e confortável que apresentaram nos meses anteriores.

No entanto, é possível prolongar esse conforto mesmo nos dias mais frios do ano.

Parece-lhe difícil? Então fique a conhecer algumas dicas da Loja do Condomínio para conseguir que, dentro de sua casa, pareça primavera durante todo o ano

1 - Isolamento de portas e janelas

Basta muitas vezes passar com uma mão junto às molduras de janelas e portas para percebermos se elas se encontram realmente isoladas. Quando não estão, basta comprar e aplicar uma fita isolante que vai impedir que a temperatura mais fria entre dentro de casa.

2 - Tecidos e têxteis encorpados

Do mesmo modo que alternamos nos nossos roupeiros a roupa de verão com a de inverno, também os têxteis da casa podem seguir o mesmo processo. No inverno, o ideal será termos cortinados pesados, grossos e com cores escuras para ajudar a conservar a temperatura dentro de casa. As almofadas são também outro objeto decorativo que pode criar um clima mais quente e aconchegante.

3 - Tapetes felpudos

É verdade que no verão é bom sentir a frescura de um chão nú debaixo dos pés, mas no inverno isto pode ser muito desagradável. Assim, o ideal é apostar em tapetes e carpetes com pelo e texturas mais felpudas que ajudem a aquecer os espaços e a dar à casa um ar mais confortável e acolhedor.

cobertor
créditos: Pixabay

4 - Iluminação correta

Só troca as lâmpadas lá de casa quando elas se fundem? Pois saiba então que também elas ajudam a conferir aos espaços um ambiente mais frio ou mais quente – sendo precisamente por isso que, no inverno, devemos optar por lâmpadas de luz âmbar ou amarela, que ajudam a manter a sensação de calor.

5 - Velas, velas e mais velas!

Sim, as velas são um ótimo apontamento de decoração, mas são também mais do que isso, passando a assumir o protagonismo das noites frias de inverno. Basta acender algumas velas em casa para conseguir, para além da poupança energética, um ambiente mais quente e acolhedor, que tão bem sabe naqueles dias em que o mau tempo mais se faz sentir.

velas
créditos: Pixabay

6 - Sobreposições

É difícil conseguir dormir profundamente quando as noites ficam mais frias, mas isso também não é motivo para ligar imediatamente o ar condicionado. Já se sabe que as mantas e as sobreposições estão na moda, pelo que o segredo é esse mesmo: utilizar edredons, cobertores e mantas que, para além de darem à decoração do seu quarto um toque especial, vão ainda ajudar a que as noites sejam mais quentes e confortáveis.

Como pode perceber, bastam seis simples passos para se conseguir que, neste inverno, o frio fica onde se pretende: fora de casa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.