Em cada edição, o LisbonWeek convida o público, durante uma semana, a explorar um bairro da cidade.E a 4ª edição do evento, que terá lugar entre março e abril de 2017, irá focar-se no bairro do Lumiar.
Sensível à elevada concentração de instituições de ensino público e privado que se estabeleceram ao longo dos anos no Lumiar – bairro que acolhe a 4ª edição do LisbonWeek -, a organização do evento criou um projeto educativo e convidou diversos organismos a juntarem-se à iniciativa, entre eles o Oceanário de Lisboa.
Envolvendo mais de 2 mil alunos, dos 6 aos 12 anos, a ação visa sensibilizar os mais novos para a diminuição acentuada do consumo do plástico, incentivando também à reciclagem e à transformação destes resíduos em arte.
O projeto educativo - que conta com o patrocínio da Emel, e com a colaboração do Oceanário de Lisboa nesta primeira fase - começou a 12 de outubro e prolongar-se-á até dezembro. Estão contempladas visitas a 12 escolas e colégios desta Freguesia, entre eles, a Escola Básica 1 de Telheiras, Escola Básica São Vicente, Real Colégio, Escola Alemã e Colégio São João de Brito. As atividades didáticas desenvolvidas pelo Oceanário e coordenadas por Ana Salcedo Guimarães do LisbonWeek, apresentam as causas e consequências do lixo marinho para o ecossistema e são complementadas por um conjunto de exemplos práticos do quotidiano.
“Consideramos que esta primeira fase da ação educativa do LisbonWeek para 2017, desenvolvida pelo Oceanário de Lisboa, constituirá uma mais-valia para os alunos, enquadrando o tema e sensibilizando para a necessidade urgente de redesenharmos a nossa relação com o plástico, para que possamos garantir um futuro sustentável e em equilibro com a natureza”, afirma Patrícia Filipe, Diretora de Educação e Comunicação do Oceanário de Lisboa
De acordo com Ana Salcedo Guimarães, activista e coordenadora da 1ª fase do projeto educativo “é fundamental que as crianças compreendam o impacto real de tanto plástico no planeta, para tomarem decisões mais acertadas e influenciarem assertivamente as suas famílias e amigos. O profundo entusiasmo com que têm participado desta iniciativa eleva a nossa esperança num futuro de muito maior respeito ”
A missão desta iniciativa integrada na 4ª edição do LisbonWeek é oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para a alteração de hábitos e comportamentos nos seus diferentes contextos, que acreditamos que criem um impacto positivo nas suas vidas e consequentemente das suas famílias.
Para Xana Nunes, Fundadora do LisbonWeek “poder influenciar positivamente a vida de mais de 45 mil pessoas - moradores ou não do Lumiar - foi uma oportunidade que o LisbonWeek não quis perder. Conciliar a já existente ação educativa do Oceanário e adaptá-la às necessidades da primeira fase do projecto educativo do LisbonWeek foi uma feliz coincidência”.
O LisbonWeek é uma produção da Actu – Associação Cultural e Turística Urbana com a coprodução da Câmara Municipal de Lisboa. Na edição de 2017 o evento conta ainda com a coprodução da Junta de Freguesia do Lumiar.
A partir da dinâmica própria que caracteriza o bairro em destaque, a programação do evento é construído para salientar o seu carácter e potencial diferenciador, oferecendo à cidade um produto cultural e artístico que aposta na pluralidade de experiências.
Comentários