Com as temperaturas a descerem e o frio a espreitar, está na altura de tornar a casa mais quente e confortável. Naqueles dias de inverno em que só apetece estar no sofá a ver um filme, nada melhor do que sentirmos que a nossa casa está preparada para enfrentar os dias mais frescos.

Com algumas dicas simples e pequenos detalhes, pode conseguir aquele ambiente aconchegante e onde só apetece estar quando lá fora as temperaturas estão mais baixas.

1. Deixe o sol entrar

Naqueles dias de inverno em que o sol faz questão de aparecer, não feche as cortinas e/ou persianas. Pelo contrário, abra-as a deixe que os raios de sol aqueçam a sua casa. Quando começar a escurecer, feche então as cortinas. Vai verificar que aquele sol e luminosidade que entraram pela casa adentro durante o dia, vão dar um aquecimento extra.

2. Materiais de decoração que "aquecem" o ambiente

Comece pelo seu quarto. Ao contrário do que acontece no verão, em que sabe bem colocar os pés descalços numa superfície fresca, no inverno substitua os tapetes do quarto por uns com pelo ou de tecido mais quente. Coloque também uma manta na cama, por cima do edredão, que não só funciona como um elemento de decoração, mas também dá aquele conforto extra.

Na sala, substitua as fronhas das suas almofadas por outras de cores escuras e de tecidos quentes, como veludo e camurça, por exemplo. Umas almofadas de pelo e macias também fazem toda a diferença. E, claro, mantenha umas mantas por perto. Ou, então, para dar um toque diferente aos seus sofás, pode colocar um tapete felpudo, de tamanho pequeno, por cima de uma área do sofá ou numa das extremidades.

Para dar mais conforto e sensação de calor, coloque uns cortinados mais grossos e de cores escuras (tanto na sala como nos quartos). Não só conferem uma sensação mais aconchegante aos espaços, como protegem do frio que vem lá de fora.

3. Aposte num aquecedor

Os aquecedores de interior são uma boa solução para aquecer as divisões da casa. Como, por exemplo, o aquecedor hotspot da GALP (com um PVP recomendado de 126 euros e com oferta de uma carga de gás butano). É pequeno, está disponível em quatro cores (para combinar com a decoração da sua casa) e aquece de forma rápida e uniforme. Pode colocá-lo em várias divisões da casa, já que é fácil de transportar.

Como em qualquer equipamento que usa gás, deve ter em conta algumas medidas de segurança: assegure-se de que quaisquer objetos se encontram a pelo menos 50 cm do equipamento, em todas as direções; nunca deixe o equipamento em funcionamento sem vigilância e mantenha o equipamento fora do alcance das crianças. Em caso de avaria, nunca tente reparar o equipamento sozinho e feche de imediato o botão de regulação.

4. Invista em cores quentes

Esta dica aplica-se a várias situações, seja na cor das paredes como nos objetos de decoração. Tons terra, como castanhos ou amarelos escuros, ou um rosa velho. Os azuis escuros também resultam bem. A cor escura funciona como um elemento extra ao conforto durante o inverno.

5. Iluminação que faz a diferença

Coloque candeeiros de mesa ou de pé alto em vários locais da sala e use lâmpadas de cor âmbar (que dão uma luz mais amarelada), e que vão proporcionar um ambiente mais quente e romântico. Se gosta de velas, porque não acender umas velas aromáticas? Além de espalhar um cheiro bom pela casa, proporcionam calor à divisão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.