Como reconhecer um nativo do signo Caranguejo no meio do seu grupo de amigos? Normalmente é aquela coisinha fofa a quem os outros dão beijinhos, abraços e muitos carinhos, porque é tão deliciosamente ternurento que ninguém lhe resiste. Ou, então, poderá ser aquele que diz uma piada e fica corado até às orelhas. Ou até mesmo aquele que tem um inesperado humor negro e que por detrás de um ar discreto esconde um sorriso maroto, de menino endiabrado. Isto sempre combinado com um olhar sonhador, mas profundamente doce e ar de quem está sempre com a cabeça na Lua mas, ao mesmo tempo, ele é também aquele que leva para casa todos os animais abandonados que encontra, e que fica profundamente impressionado quando se depara com o sofrimento de alguém, mesmo que não conheça a pessoa.

É, ainda, aquele em cujos olhos surge um brilho especial quando lhe falam na família, na mãe, nos amigos de sempre e nos tempos de infância e é, doa a quem doer, aquele que não se esquece do dia em que você lhe deu uma resposta menos simpática numa dada ocasião, ou do momento em que ignorou a sua tristeza, sendo até capaz de saber dizer-lhe a data e a hora exatas em que isso sucedeu.

O nativo de Caranguejo é, em traços gerais e genéricos, doce, carinhoso, sonhador, imaginativo e muito, muito sensível. Este é, de resto, o seu traço mais marcante, pois é ele que coordena tudo o resto na sua vida. É por ser tão sensível a tudo o que se passa à sua volta que Caranguejo tem oscilações de humor tão frequentes, pois as circunstâncias que o envolvem afetam-no profundamente, e por essa razão pode subitamente ficar de mau humor, num dia em que até estava animado e bem-disposto.

As pessoas que o rodeiam, principalmente se for o seu companheiro, um amigo chegado ou alguém da família, podem não compreender a razão do seu mau humor, mas a resposta é muito simples: quando Caranguejo "amua", 99% das vezes, está magoado. Ficou, possivelmente, ofendido com uma palavra sua, uma atitude, ou com o facto de você não ter reparado em algo que ele fez por si ou de ter negligenciado as necessidades/ vontades/ caprichos dele. E a verdade é que Caranguejo fica mais facilmente melindrado com as pessoas que lhe são mais chegadas do que com aquelas que apenas conhece: quanto mais Caranguejo gosta de uma pessoa, mais exigente é com ela e mais facilmente se dececiona e se magoa, sem que muitas vezes a outra pessoa sequer se aperceba.

Felizmente, a maior parte dos nativos de Caranguejo adultos já se aperceberam, por si próprios, desta sua suscetibilidade e compreendem que muitas vezes exigem demasiado dos outros, aprendendo, com a maturidade, a lidar consigo mesmos e a esperar menos dos outros.

Mas porque é que Caranguejo exige tanto?

Porque ele dá, sem limites, tudo de si a quem ama. Caranguejo é totalmente dedicado, afetuoso, carinhoso, fazendo o que pode e o que não pode para tornar o dia-a-dia do seu companheiro ou das pessoas de quem mais gosta o mais risonho e feliz possível. Por isso, fica profundamente triste quando não recebe o mesmo tratamento da parte dos outros.

Por outro lado, Caranguejo é um dos signos mais inseguros do Zodíaco, sendo muito carente e dependente de quem ama. Assim, quando se sente negligenciado, Caranguejo receia ser "abandonado" ou perder a importância que tem na vida daqueles que, para ele, são fundamentais. E, por essa razão, pode tornar-se estranhamente frio, mordaz, até demasiado duro, sem que os outros compreendam que o faz simplesmente como uma defesa, pois sente-se vulnerável e desprotegido.

Caranguejo possui, contudo, uma força muito maior do que imagina: o poder da sua intuição, que é um recurso à sua disposição e que poucos igualam. Regido pela Lua (também ela, caraterizada por faces), o nativo de Caranguejo tem uma forte capacidade intuitiva e uma enorme ligação ao mundo da imaginação, do sonho, do mistério, e consegue captar os sinais mais subtis e as energias das pessoas e dos espaços onde se encontra. Caranguejo tem uma ligação muito grande à Lua, ao mar e à Natureza. Pode ter pressentimentos, sonhos premonitórios, visões ou, simplesmente, uma voz interior que o guia, mesmo que ele não saiba explicar de onde vem.

Este signo identifica-se completamente com o Elemento a que pertence: Água. Assim como a água flui na Natureza, a vida destes nativos desenrola-se de uma forma transitória, fluida, assumindo a forma do lugar onde se encontra. Apenas os afetos, os princípios base que regem a sua vida e as pessoas de quem gosta são sempre fixas e perenes.

Caranguejo pode, assim, defender exacerbadamente uma ideia e, semanas depois, lutar com unhas e dentes pela ideia oposta. Isto acontece porque as suas emoções são o seu guia, e ao contrário dos signos de Terra, por exemplo, que se mantêm sempre firmes ao que defenderam um dia, mesmo que já nem se sintam bem com isso, Caranguejo não tem pudor em mudar de opinião, pois para ele o que conta é a sua felicidade. Aquela célebre questão "é mais importante teres razão, ou ser feliz?" tem uma resposta muito simples e linear para Caranguejo, que procura sempre sentir-se bem. Por amor, Caranguejo pode divertir-se à grande num concerto de rock pesado, mesmo que só goste de música clássica. Se está apaixonado, tudo é maravilhoso na sua vida. Se está amargurado, tudo é dramaticamente detestável, pesado, lúgubre.

O amor, a par com a família, são o mais importante para um nativo de Caranguejo. Quando se apaixona é capaz de sofrer, suspirar pelos cantos e escrever poemas exacerbados até ter coragem de declarar-se. Quando ama e é correspondido, não se coíbe de manifestar os seus sentimentos a todo o momento. Ele deixa bilhetinhos, oferece presentes inesperados, mima, faz bolos, aprende a cozinhar o prato preferido do seu amor - mesmo que se trate de um prato extremamente complicado de fazer - e desfaz-se em mil e um agrados.

A família é também o pilar da sua vida, especialmente a figura materna, que assume uma enorme influência sobre ele. Quando a mãe não está presente na sua vida ou tem uma relação conflituosa com ele, essa ausência é também sentida por este nativo, mais do que por qualquer outro. Mantém uma ligação muito forte à família ao longo de toda a vida, tendo desde cedo a preocupação de criar a sua própria família. Muito dedicado aos filhos, adora crianças e é extremamente carinhoso, brincalhão e afetuoso com elas - ou não tivesse ele sempre uma faceta infantil, que se mantém sempre bem viva na sua personalidade.

Na vida profissional, Caranguejo tem dificuldade em assumir responsabilidades, detesta correr riscos e não é ambicioso, preferindo sempre ficar em segundo plano, numa posição tranquila que não exija muito de si e que lhe permita ter tempo para aquilo que verdadeiramente importa para si - a vida pessoal. Tem, contudo, uma imaginação quase prodigiosa, sendo dotado para as artes ou para um trabalho que envolva a criatividade ou, por outro lado, o cuidado com os outros.

A sua saúde ressente-se frequentemente das suas mudanças de humor e das suas poderosas emoções, podendo ter propensão para doenças psicossomáticas. Como é geralmente receoso perante as novidades e os imprevistos, tem uma certa tendência para a ansiedade, desequilíbrios nervosos e até depressão. O seu estômago é também muito sensível, devendo ter atenção à alimentação que faz. Pode ganhar peso com facilidade, pois geralmente é guloso e gosta de presentear-se com um faustoso bolo ou gelado, e não gosta de fazer exercício físico, pois é um pouco preguiçoso e indolente.

O signo Caranguejo em resumo: Carinhoso, meigo, um pouco infantil e extremamente sensível – eis o nativo de Caranguejo, que se carateriza por ser geralmente a pessoa mais meiga do grupo, que se preocupa com os outros, que se emociona facilmente, que adora receber mimos, beijinhos e abraços. Caranguejo trouxe ao mundo a doçura, a pureza, uma certa ingenuidade e a força dos sentimentos. Tudo, neste signo, é emoção. Sentem com uma intensidade que os outros dificilmente compreendem, e a sua intuição apuradíssima dá-lhes um certo toque mágico. Regidos pela Lua, são temperamentais e caprichosos. Mas como é que um signo tão sensível ao exterior pode evitar essas oscilações de humor?

No amor, Caranguejo entrega-se de alma e coração, sentindo uma enorme necessidade de ser amado, protegido e acarinhado. É muito afetuoso e faz tudo por quem ama, mas é também muito carente e possessivo.

Signos com quem é mais compatível: Touro – Escorpião – Peixes - Capricórnio

Signos com quem tem maiores incompatibilidades: Carneiro – Aquário

Cristal para o seu signo: Esmeralda – ajuda a atrair o amor e a preservar a honestidade nos relacionamentos, privilegiando a verdade e a justiça. Aumenta o equilíbrio emocional e promove a calma e a tranquilidade.