O Portugal Fashion é um projeto português que tem como objetivo dar visibilidade, a nível nacional e internacional, do setor têxtil e vestuário no campo da moda. A passo com a ModaLisboa apresenta bi-anualmente as melhores propostas dos designers mais consagrados, assim como de novos talentos.
O conceito de moda Portugal Fashion surgiu em julho de 1995, por iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), com sede no Porto, com o objetivo de promover a moda nacional, dando a oportunidade a estilistas e marcas de mostrarem as suas criações.

Esta primeira edição contou com uma organização mediática já que a mesma teve a iniciativa de convidar algumas das mais famosas top models internacionais da altura, o que fez despoletar a atenção da comunicação social internacional.
Nomes sonantes como Claudia Schiffer, Carla Bruni, Elle Macpherson, Linda Evangelista e Helena Christiansen deram destaque ao evento em meios como Vogue, Elle e Hola, MTV e CNN, o que consequentemente deu uma grande visibilidade a este acontecimento, dando a conhecer ao mundo a moda portuguesa.

A edição de 1995 teve como tema ‘Jovens à moda do Porto’ e contou com o trabalho dos seguintes designers: Inês Calheiros, José António Tenente, José Carlos, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama, Olga Rego, Paulina Figueiredo, Paulo Cássio e Paulo Matos.

Depois desta edição o Portugal Fashion rapidamente se tornou num dos mais importantes eventos da moda em Portugal, com uma influência muito forte na evolução do design de moda nacional e na produção e comercialização deste setor, até mesmo para exportação. De certa forma contribuiu para a evolução dos próprios estilistas, que começaram a primar cada vez mais pela qualidade e inovação no design criado.

Desde a primeira edição que o Portugal Fashion procura aproximar os criadores à indústria e vice-versa e por isso a forte aposta em marcas e designers que assumem no seu trabalho uma perspetiva comercial e de marketing. No entanto, este evento procura também integrar jovens criadores, de forma a facilitar a sua integração no mercado de trabalho.

O responsável pela comunicação, conteúdos e marketing do Portugal Fashion, Rafael Rocha, afirma que o Portugal Fashion operou uma verdadeira mudança de paradigma na moda nacional e no setor têxtil em particular: “Em 17 anos, o Portugal Fashion tornou-se um dos maiores eventos de moda ibéricos e promoveu as criações portuguesas nas mais consagradas passerelles do mundo, assumindo-se assim como uma referência de cosmopolitismo, criatividade e sofisticação estética do nosso país face ao exterior”.

Ao nível internacional, o Portugal Fashion Internacional organiza, desde novembro de 1999, desfiles de criadores e marcas portuguesas nos maiores certames de moda do mundo, como a "Semana do Prêt-à-Porter de Paris", a "7th on Sixth Fashion Week de Nova Iorque", a "Barcelona Fashion Week", "Semana da Alta-Costura de Paris" e o "São Paulo Fashion Week". Desta forma, as criações de designers e indústria têxtil portugueses são alvo da atenção da imprensa internacional e de agentes comerciais de vários pontos do mundo.

Hoje em dia o Portugal Fashion é promovido pela ANJE em colaboração com a ATP –Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e já faz parte integrante da animação e da vida cultural da cidade do Porto, e agora de Gaia, e é já património irrecusável da política de internacionalização do têxtil e vestuário nacional, promovendo o "Made In Portugal" nos mercados internacionais. Segundo Rafael Rocha, da ANJE, o projeto continua empenhado na descoberta de novos valores, mas também na constituição de verdadeiras parcerias entre a produção e a criação e na crescente notoriedade da moda portuguesa.

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