Rita Adolff-Wollfarth, uma das artistas alemãs mais reputadas a nível mundial, inaugura hoje uma retrospetiva da sua obra no Museu Municipal de Faro.

Depois de uma passagem pelo Museu de Arte Contemporânea de Xangai, a mostra de pintura a óleo, intitulada
«Nanocubismo – Partita em Luz e Cor», pode ser vista até ao final de setembro.

A pintora, que iniciou a sua carreira em Karlsruhe e em Dusseldorf, na Alemanha, tem alcançado um forte reconhecimento na arena internacional através de exposições, apresentações e eventos em várias partes do mundo. Um dos pontos altos da sua carreira aconteceu em 1970, em Osaka, no Japão, onde uma apresentação de Rita Adolff-Wollfarth, que já expôs no Museu Mãe d'Água em Lisboa, ganhou o prémio da cidade.

Durante a conferência da apresentação da mostra, que decorreu no passado dia 22 de agosto, a artista plástica, que tem uma ligação de 30 anos a Faro, ofereceu ao museu nacional da cidade uma obra de arte que representa uma janela de vitral inspirada num dos seus quadros. A exposição que hoje inaugura sintetiza «o conceito da demolição ou da ampliação da perspectiva linear a favor de uma perspectiva complexa de simultaneidade temporal e espacial», justifica a autora.

29 de agosto de 2012