Se o seu sogro é socialista e o seu pai apoiante de direita, evite o confronto. Caso a política (ou outro tema polémico) for servido à mesa, mude a conversa para um assunto neutro. Recorra ao humor sempre que necessário. Não force a reconciliação entre membros da família. Se for o caso, peça-lhes individualmente que se esforcem por não discutir. Sente-os longe um do outro e, se a discussão surgir, alerte-os, em privado, para o facto deste comportamento afetar os outros.
Não obrigue os convidados a fazerem o que não querem. Se houver quem não goste de ir à missa do galo ou não mostre vontade em provar determinado prato, respeite a opção. Pense antes de fazer um comentário. Não aponte, por exemplo, à sua irmã ou a outro familiar que está a fazer dieta as calorias que já ingeriu. E não se exiba, sublinhando os pormenores da decoração, da culinária ou as horas que passou a prepará-los.
Esteja preparado para imprevistos, pois são inevitáveis. Atrasos, nódoas, objetos partidos e outros incidentes fazem, infelizmente, parte deste tipo de convívios. Em caso de problema, reaja serenamente. Não vale a pena estragar a festa por um percalço. Não imponha a presença do seu animal de estimação nem deixe que o façam consigo. Para que a sua festa seja um êxito, veja também as regras para receber com requinte e elegância.
Comentários