Ano após ano, promete que não deixa tudo para a última da hora mas, depois, na prática, não é isso que sucede. O segredo está na simplicidade. Por isso, basta unir a sua criatividade e bom gosto aos nossos conselhos práticos para que tudo corra como é suposto. Siga as nossas sugestões e prepare um Natal memorável, sem stresses nem complicações e com muito mais impacto. Confira tudo o que deve começar a preparar atempadamente. Estas são algumas das ações a ter em conta:

- Elabore um plano

Faça uma lista de presentes e procure fazer todas as compras de ofertas com antecedência, preferencialmente antes de se começar a preocupar com a ementa da Consoada, caso a festa seja celebrada em sua casa. Antes de se lançar nas compras de supermercado para o grande noite ou para o tão esperado dia, defina detalhadamente o menu para os dias de festa, incluindo as bebidas e os pratos para os mais pequenos.

- Teste antecipadamente as especialidades que vai confecionar

Se decidir fazer uma receita nova ou mais complicada do que é habitual, teste-a primeiro para que não hajam surpresas. Experimentar novos pratos exactamente nos dias em que o seu nível de stress se encontra elevado é arriscado. Não se esqueça de adaptar o menu às necessidades especiais de alguns convidados, como os diabéticos ou vegetarianos.

Trabalhe em equipa

Trata-se de uma festa de família e todos podem ajudar de várias formas, pelo que deve distribuir as tarefas. Tanto para as compras de presentes como de supermercado, deve pedir ajuda à sua cara-metade e, se for caso disso, aos familiares com quem vai partilhar a noite.

- Faça uma lista

Uma semana antes do Natal defina as tarefas a realizar, repartindo-as por três colunas. Além daquelas que serão feitas por si, definia as que irá delegar e as que vai adquirir fora, como é o caso de encomendas de comida que possa fazer.

Analise o material que tem em casa

Verifique se o serviço de pratos e copos está pronto para entrar em cena. Certifique-se que tem saladeiras e travessas em número suficiente e que a toalha que pretende usar está operacional. Veja também se não lhe sobrou nenhuma prenda do ano anterior que possa oferecer agora.

Antecipe-se

Dois dias antes encomende o bolo rei e tudo aquilo que decidiu comprar feito, como os aperitivos e algumas sobremesas. Na véspera, faça alguns doces e prepare o bacalhau, o peru ou outro menu mais criativo que tenha escolhido. Deixe apenas para o último momento o que não pode mesmo ser feito antes.

- Defina um plano B

Caso seja o anfitrião da Consoada nos dois dias (24 e 25 de dezembro), preveja uma alteração de décor simples para o dia seguinte, como o tom dos guardanapos.

Texto: Manuela Vasconcelos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.