“Então ficamos…" é a mensagem do espetáculo que abre a programação de encerramento da Guimarães 2012, a que se seguirá a “Festa do não fim do mundo”, numa sucessão de eventos ao longo de 48 horas.

La Fura Dels Baus e Mi Casa es tu Casa são dois regressos para este encerramento da Capital Europeia da Cultura (CEC) que começa hoje, pelas 20:00 horas e só termina no domingo com a Gala de Natal da RTP, pelas 20:00 horas.

Ainda antes de arrancar o espetáculo “Então ficamos…” no Multiusos de Guimarães, decorrerá uma cerimónia protocolar para a passagem de testemunho às capitais de 2013, neste caso Marseille-Provence (França) e Košice (Eslováquia).

Depois vem o tempo do espetáculo, já esgotado, que marca o mote de Guimarães 2012 subir ao palco. Ao palco do Multiusos vão confluir dois anos de trabalho desenvolvido na comunidade vimaranense, apresentado por centenas de pessoas que participaram nas várias residências artísticas nas freguesias que preencheram os anos de 2011 e 2012.

Se a 22 de janeiro, os La Fura Dels Baus começaram a contar uma história na CEC, dividida em cinco capítulos é este domingo que chegam à sua conclusão. O cavalo e o “transformer” voltam ao Toural para, a partir das 23:35 horas, entre uma parada de tochas, “vídeo mapping”, uma rede humana e um coro infantil, fecharam a CEC 2012 e abrirem uma nova etapa, "Tempo para Guimarães ser mais".

A partir daí segue-se a “Festa do não-fim do mundo” que promete animar o centro histórico da cidade com DJ e muita animação numa programação organizada com os bares da zona.

No sábado e no domingo, ao longo de todo o dia, na Plataforma das Artes e da Criatividade, vai ser possível revisitar obras e projetos marcantes de Guimarães 2012 com, filmes, performances, exposições e fotografia.

Também no sábado, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos nas aulas, nos workshops e nos sprints, que decorreram ao longo do quadrimestre. Esta mostra terá apresentações individuais e sessões de perguntas e respostas.

De noite regressa o programa “Mi casa es tu casa” que leva artistas a atuações em casas particulares. Valter Lobo, Osso Vaidoso, António Chainho, Samuel Úria, Noiserv, Manuel João Vieira, Márcia, JP Simões, Capicua são alguns dos muitos nomes presentes.

O fim-de-semana de fecho da CEC marca ainda o final do IV Festival Internacional de Órgão Ibérico, com um concerto na Igreja de Santo António dos Capuchos do organista José Carlos Miranda e do solista Giampaolo Di Rosa, que vão interpretar obras de Haendel e Dvorak.

O final CEC Guimarães 2012 acaba no domingo com a Gala de Natal da RTP. O Natal sobe ao palco do Pavilhão Multiusos durante um concerto no qual serão interpretados os ícones musicais tradicionais da quadra pela Fundação Orquestra Estúdio, e por um leque de convidados surpresa.

A Fundação Cidade de Guimarães garante ainda animação contínua pela cidade e espaços comerciais, que aceitaram o convite para programar eventos culturais e, de forma simbólica, demonstrar a emancipação da cidade e das suas estruturas comerciais, que veem reforçado o seu papel da oferta cultural da cidade.

Fonte: Lusa

21 de dezembro de 2012