Em parceria com a Strategy One, Dove desenvolveu uma pesquisa a nível mundial, o “Not Just a Bad Hair Day: Hair, Beauty and Damage – A Dove Global Report”.
Este estudo, realizado com o principal intuito de analisar qual a influência do cabelo na vida emocional e social de uma mulher, abrange 3.312 mulheres de 11 países, com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos.
A preocupação de Dove foi, em primeiro lugar, perceber qual o verdadeiro impacto que o cabelo tem na auto-imagem das mulheres e responder a uma série de questões que as inquietam: O que causa um cabelo estragado e sem vida? O meu cabelo influencia a forma como os outros me percepcionam? Sinto-me mais confiante com um cabelo saudável e bonito?
68% das mulheres, com maior preponderância nas camadas mais jovens, afirma que para ser vista como uma mulher bonita é fundamental ter um cabelo bonito.
67% das respondentes acredita que as mulheres famosas têm sempre cabelos lindos e saudáveis, pelo que 53% admite invejar mulheres com cabelos bonitos.
Ainda assim, 34% das mulheres afirma que não tem cabelos bonitos. Esta crença tem mais impacto nas faixas etárias acima dos 40 anos e também nas alemãs.
O cabelo tem um forte impacto na auto-confiança feminina, 94% confessa que se sente muito bem consigo própria quando alguém tece um elogio sobre o seu cabelo; 91% admite que quando o seu cabelo está bonito, se sente mais confiante ao longo do dia.
No entanto, se não estão satisfeitas com o seu aspecto, sentem-se condicionadas, sendo que 49% afirma sentir-se infeliz, menos espontânea e até mesmo envergonhada.
9 de Novembro de 2009
Veja ainda:
Comentários