São muitas as iniciativas que irão decorrer ao longo do país este fim de semana. Aqui ficam algumas sugestões:

A sátira política e social volta este ano a marcar a época da folia em Loulé, com os temas da ‘troika’ e da crise a servirem de mote à decoração dos 15 carros alegóricos que vão desfilar no centro da cidade. Alguns vão apresentar figuras como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã, Angela Merkel, assim como o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o líder do PS, António José Seguro. O Desporto também não será esquecido e os casos de exclusão dos futebolistas Bosingwa e Ricardo Carvalho da seleção nacional pelo selecionador Paulo Bento também estarão no centro da sátira que dsfilará nas ruas da cidade algarvia.

No Porto, a Casa da Música realiza o seu concerto de Carnaval no dia 19, num programa intitulado “Carnaval dos animais”, durante o qual a Orquestra Sinfónica do Porto interpretará obras de Pietro Mascagni, Camille Saint-Saens e Aram Khachaturian.

O Carnaval luso-brasileiro da Mealhada garante "muita animação para fazer esquecer a crise" e volta a apostar num rei "importado" do lado de lá do Atlântico, o ator de novelas Anderson Di Rizzi, disse fonte da organização. O ator da novela "Morde e Assopra" vai reinar ao lado da cantora nacional Micaela, em dois desfiles (domingo e terça-feira) agendados para o sambódromo Luís Marques, desenhado nos arruamentos adjacentes ao complexo desportivo municipal. Acompanham o casal real cerca de 1.500 figurantes, nove grupos de foliões, seis carros alegóricos e quatro escolas de samba.

Já o Entrudo de Coja, que se demarca de outras festividades do país influenciadas pelo Carnaval brasileiro, é organizado há quase 30 anos pelo Grupo Sociocultural, Recreativo e Desportivo Mais Além. Na tarde de terça-feira, o cortejo reúne habitualmente três centenas de foliões, muitos deles integrados em carros alegóricos decorados com motivos carnavalescos.

Inserida nas comemorações carnavalescas de Santarém, realiza-se a I Corrida de Saltos Altos, que pode ser uma caminhada para quem assim o deseje, na Avenida Afonso Henriques e insere-se na campanha de angariação de fundos para a construção da Casa João Manuel, no Cartaxo.

A vila de Coja, no concelho de Arganil, festeja o Carnaval com um programa marcado pelas tradições locais, em que se destaca um desfile de carros alegóricos, na terça-feira, e o Enterro do Entrudo, no dia seguinte. O ‘Ganda Galo’ dos sacrifícios pedidos aos portugueses pelo Governo e pela ‘troika’ é o mote da sátira política deste ano do Carnaval de Torres Vedras, cujos carros alegóricos saem à rua no sábado à noite. Na arena olímpica em que o Carnaval está transformado, já que este ano o tema que servirá de inspiração aos mascarados é alusivo ao desporto, o Governo de Passos Coelho também não escapa à tradicional sátira política dos carros alegóricos.

17 de fevereiro de 2012

@SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.