Este artigo tem mais de 12 anos
Ao longo do país, as iniciativas pululam
São muitas as iniciativas que irão decorrer ao longo do país este fim de semana. Aqui ficam algumas sugestões:
A sátira política e social volta este ano a marcar a época da folia em Loulé, com os temas da ‘troika’ e da crise a servirem de mote à decoração dos 15 carros alegóricos que vão desfilar no centro da cidade. Alguns vão apresentar figuras como o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã, Angela Merkel, assim como o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o líder do PS, António José Seguro. O Desporto também não será esquecido e os casos de exclusão dos futebolistas Bosingwa e Ricardo Carvalho da seleção nacional pelo selecionador Paulo Bento também estarão no centro da sátira que dsfilará nas ruas da cidade algarvia.
No Porto, a Casa da Música realiza o seu concerto de Carnaval no dia 19, num programa intitulado “Carnaval dos animais”, durante o qual a Orquestra Sinfónica do Porto interpretará obras de Pietro Mascagni, Camille Saint-Saens e Aram Khachaturian.
O Carnaval luso-brasileiro da Mealhada garante "muita animação para fazer esquecer a crise" e volta a apostar num rei "importado" do lado de lá do Atlântico, o ator de novelas Anderson Di Rizzi, disse fonte da organização. O ator da novela "Morde e Assopra" vai reinar ao lado da cantora nacional Micaela, em dois desfiles (domingo e terça-feira) agendados para o sambódromo Luís Marques, desenhado nos arruamentos adjacentes ao complexo desportivo municipal. Acompanham o casal real cerca de 1.500 figurantes, nove grupos de foliões, seis carros alegóricos e quatro escolas de samba.
Já o Entrudo de Coja, que se demarca de outras festividades do país influenciadas pelo Carnaval brasileiro, é organizado há quase 30 anos pelo Grupo Sociocultural, Recreativo e Desportivo Mais Além. Na tarde de terça-feira, o cortejo reúne habitualmente três centenas de foliões, muitos deles integrados em carros alegóricos decorados com motivos carnavalescos.
Inserida nas comemorações carnavalescas de Santarém, realiza-se a I Corrida de Saltos Altos, que pode ser uma caminhada para quem assim o deseje, na Avenida Afonso Henriques e insere-se na campanha de angariação de fundos para a construção da Casa João Manuel, no Cartaxo.
A vila de Coja, no concelho de Arganil, festeja o Carnaval com um programa marcado pelas tradições locais, em que se destaca um desfile de carros alegóricos, na terça-feira, e o Enterro do Entrudo, no dia seguinte. O ‘Ganda Galo’ dos sacrifícios pedidos aos portugueses pelo Governo e pela ‘troika’ é o mote da sátira política deste ano do Carnaval de Torres Vedras, cujos carros alegóricos saem à rua no sábado à noite. Na arena olímpica em que o Carnaval está transformado, já que este ano o tema que servirá de inspiração aos mascarados é alusivo ao desporto, o Governo de Passos Coelho também não escapa à tradicional sátira política dos carros alegóricos.
17 de fevereiro de 2012
@SAPO
Comentários