Nos últimos dias, as montras das lojas do centro histórico de Guimarães foram invadidas por personagens, criadas pelo ilustrador Rui Parada, a partir de ícones e símbolos vimaranenses.Amanhã, dia 15 de setembro, dia de feira afonsina na cidade, o Pop Up Retail lança um desafio aos visitantes, o de descobrir a cidade a partir destas figuras.

Estas personagens funcionam como pistas para chegar ao local onde será construído um mural em que todas estas as personagens estarão representadas. Esta caça ao mundo imaginário de Guimarães tem início às 14h30, no café Milenário, no Largo do Toural. Os vencedores vão ser surpreendidos com packs de produtos da marca Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, no âmbito da qual se realiza esta iniciativa.

O projeto Pop Up Retail, que visa mapear novos circuitos urbanos, proporcionar outras leituras sobre espaços desocupados e atribuir-lhes novos usos e valores, vai invadir o centro histórico da cidade até 28 de outubro, com várias ações temporárias e inesperadas. O objetivo passa por revitalizar as lojas vazias daquela zona da cidade, fomentando a colaboração entre artistas e proprietários, com vista à valorização destes espaços comerciais.

Inspirado no livro «As Cidades Invisíveis», de Italo Calvino, «Os outros nomes da Afonsina» é uma das iniciativas do ciclo Pop Retail. Até dia 29 de setembro, o artista Bruno Vale estará no espaço do nº5/7, na Rua da Rainha D. Maria II, para recriar as cidades invisíveis de Guimarães.

A loja, será, assim convertida num espaço de criação de objetos artísticos que procuram explorar apontamentos de uma cidade esquecida, com base nas histórias e relatos de habitantes e visitantes. A iniciativa «Os outros nomes da Afonsina» é visitável durante o processo. A sua inauguração está marcada para o próximo dia dia 23, coincidindo com a abertura de outras lojas temporárias.

14 de setembro de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.