Conheça as últimas notícias sobre ambiente e ecologia e siga as nossas dicas de poupança para reduzir o desperdício e ter um estilo de vida sustentável.
Eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas, crises alimentares e de água, e falha na adaptação às alterações climáticas são as cinco maiores ameaças à humanidade, segundo mais de duas centenas de cientistas.
A empresa ISI Soles, sediada em Felgueiras, está a utilizar o material de bolas de ténis em fim de vida, proveniente da Holanda, para produzir solas ecológicas de calçado desportivo.
O Reino Unido pretende proibir a venda de novos veículos a gasolina e gasóleo até 2035, numa tentativa para acelerar a redução das emissões de carbono e combater as alterações climáticas, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.
Portugal enviou para o estrangeiro cerca de 58 mil toneladas de resíduos perigosos em 2018 para valorização e eliminação, num total de 50 processos, número que baixou durante cinco anos consecutivos, desde 2013, quando se registaram 96 processos.
Um frasco de vidro é quanto sobra a Ana Milhazes depois de reunir todo o lixo que não consegue recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e decompor. Ana fez-se fundadora do movimento “Lixo Zero Portugal” e, agora, autora do livro “Vida Lixo Zero”.
A conhecida ativista sueca contra o aquecimento global Greta Thunberg iniciou os trâmites para proteger o seu nome e o movimento que lidera, "Sextas-feiras pelo Futuro", como marcas comerciais no mercado dos 27 países da União Europeia.
Uma especialista em alterações climáticas avisou hoje que o aumento médio da temperatura no planeta vai ter consequências mais graves nos polos e na Amazónia, onde poderá subir 7.º graus e 4.º graus respetivamente.
O trânsito automóvel na zona da Baixa-Chiado, em Lisboa, passará a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados, entre as 06:30 e as 00:00, a partir do verão, anunciou hoje a autarquia.
O projeto europeu AmBIENCe vai apoiar proprietários e investidores de edifícios na promoção de conforto e poupança energética, com recurso a uma plataforma que promove a gestão ativade consumos, com benefícios para o planeta.
A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir este ano um Prémio para a Humanidade no valor de um milhão de euros, para distinguir pessoas ou instituições que combatam as alterações climáticas.
Acima da média global (75%) e europeia (76%), 83% dos portugueses admitem esta preocupação e assumem também uma alteração nos seus hábitos de consumo, nomeadamente na escolha de automóvel. Para 75% dos portugueses, automóveis são a principal fonte de poluição
As atuais emissões de gases com efeito de estufa podem levar a um aquecimento global de três graus, o dobro do acordado, diz a especialista Thelma Krug, para quem o limite para o aquecimento é "quanto mais baixo melhor".
Indígenas e áreas protegidas da Amazónia são "a melhor solução" para as mudanças climáticas, pelo que os Governos devem fortalecer a legislação ambiental e combater a "impunidade" criminal na região, diz um estudo publicado na segunda-feira.
As duas empresas de celulose localizadas no município da Figueira da Foz consomem, anualmente, mais de 38 mil milhões de litros de água do rio Mondego, pela qual pagam ao Estado quase 1,4 milhões de euros.
Viver sem automóvel parece-lhe ser uma tarefa quase impossível? Não se preocupe. Metemos a primeira e arrancamos com quatro alternativas que lhe vão permitir poupar diariamente e ser mais amigo do ambiente.
A recém-criada associação ambientalista Cascaisea denunciou hoje que há falta de vontade política para combater o excesso de lixo marinho na costa portuguesa, o que tem adiado a resolução do problema.
A Câmara de Gondomar está a retirar das serras do concelho cerca de três toneladas de lixo por semana, desde entulho aos chamados “monstros” que são abandonados, indicou hoje o presidente, Marco Martins.
A Câmara de Chaves vai criar uma minirrede de geotermia através de um projeto-piloto que irá utilizar o calor da água termal para aquecer edifícios e, assim, promover a descarbonização, adiantou hoje à Lusa o presidente.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil integra o projeto "Tempos Modernos" no primeiro Carnaval digital interativo da história, promovido pela escola Rosas de Ouro.
Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar o território às alterações climáticas são as prioridades apontadas hoje pela secretária do Ambiente da Madeira para este ano, que conta com 63 milhões de euros no orçamento regional.
O projeto Fruta Feia evitou que, nos seis últimos anos, duas mil toneladas de frutas e legumes fossem parar ao lixo somente devido à sua aparência, colocando nas mãos dos 235 agricultores parceiros cerca de um milhão de euros.